Inteligência Artificial em Educação

Métodos de Ensino

A metodologia a adotar deverá apoiar-se na capacidade de produção autónoma e colaborativa, através de aulas teórico-práticas com
componente expositiva e interativa; aulas práticas com ferramentas digitais baseadas em IA; análise de estudos de caso; elaboração de
projetos ou sequências didáticas com integração de IA; trabalhos de grupo e individuais e sessões de discussão e reflexão crítica.
Nesse sentido, a metodologia conta com o contributo dos/as estudantes no processo individual e coletivo de aprendizagem, orientada
pelo/a docente.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA) e a sua aplicação em contextos educativos
2. Identificar oportunidades e limites da IA na prática pedagógica com foco no desenvolvimento integral de crianças dos 3 aos 12 anos
3. Desenvolver uma atitude crítica, ética e humanista face ao uso de tecnologias baseadas em IA em ambientes escolares
4. Promover o pensamento crítico e criativo através da utilização da IA com intencionalidade pedagógica
5. Selecionar, avaliar e utilizar ferramentas com componentes de IA adequadas aos contextos da Educação Pré-Escolar e dos 1.º e 2.º
CEB
6. Compreender implicações da IA no papel do educador/professor e na mediação das aprendizagens

Programa

1. Inteligência Artificial no quotidiano e na educação: exemplos práticos e tendências atuais
2. Fundamentos da Inteligência Artificial e sua aplicação no contexto educativo
3. Personalização do ensino e da aprendizagem através da Inteligência Artificial: desafios e oportunidades
4. A Inteligência Artificial na Gestão e Administração Escolar
5. Ética, privacidade e segurança no uso da Inteligência Artificial em ambiente escolar
6. O papel do/a educador/a|professor/a no uso crítico e criativo da Inteligência Artificial

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cope, B., Kalantzis, M., & Searsmith, D. (2020). Artificial intelligence for education: Knowledge and its assessment in AI-enabled learning
ecologies. Educational Philosophy and Theory , 53 (12), 1229–1245. https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1728732.
Holmes, W., & Porayska-Pomta, K. (2022). The Ethics of Artificial Intelligence in Education: Practices, Challenges, and Debates. New York:
Routledge. https://doi:10.4324/9780429329067
Luckin, R. (2018). Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. London: UCL IOE Press.
Mintz, J., Holmes, W., Liu, L., & Perez-Ortiz, M. (2023). Artificial Intelligence and K-12 Education: Possibilities, Pedagogies and Risks.
Computers in the Schools, 40 (4), 325–333. https://doi.org/10.1080/07380569.2023.2279870
Selwyn, N. (2019). Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Education. Cambridge: Polity Press.
UNESCO (2021). AI and Education: Guidance for Policy-makers.