Métodos de Ensino
Nesta UC serão privilegiadas estratégias e atividades como: Leituras dirigidas de textos e imagens, debates, estudos de caso, trabalho em
pequenos grupos, atividades de role-playing e exercícios de comunicação que abordem diferentes cenários e necessidades, tendo em
vista a colaboração e a comunicação eficaz nos argumentos e propostas apresentadas. De salientar, que de acordo com o feedback dos
alunos e com o resultado das avaliações serão feitos os ajustes metodológicos que se vierem a considerar adequados. Finalmente,
prevê-se a Integração de ferramentas tecnológicas que motivem e facilitem a aprendizagem dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
No final da UC, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para:
1. Compreender a estrutura e funções dos recursos humanos, organizacionais e da comunidade de apoio à aprendizagem e à inclusão, na
perspetiva da educação especial.
2. Compreender as características das crianças/alunos com Necessidades Educativas Específicas.
3. Adequar metodologias e estratégias de intervenção de acordo com as potencialidades e necessidades educativas específicas das
crianças/alunos e suas famílias.
4. Compreender o papel do docente de educação regular, do professor de educação especial e da família no que diz respeito às medidas,
adequações e adaptações curriculares e relatórios e planos a implementar.
5. Selecionar algumas ferramentas e tecnologias para facilitar a aprendizagem e comunicação de alunos com Necessidades Educativas
Específicas.
Programa
1. Estrutura organizacional da Educação Especial na perspetiva da inclusão educativa (Recursos humanos, organizacionais e da
comunidade).
2. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Abordagem Multinível (medidas universais, seletivas e adicionais).
3. Adequações curriculares, adaptações curriculares , Plano Educativo Individual (PEI), Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) e Plano
Individual de Transição (PIT).
4. A família da criança com deficiência: direitos e fases desde o choque inicial até à aceitação.
5. Diferentes condições das crianças/alunos com diferentes NEE e respetivas estratégias de diferenciação e intervenção:
6. Tecnologias e produtos de apoio para facilitar a aprendizagem e comunicação das crianças/alunos.
7. Ensino colaborativo e ensino cooperativo: diferenças e complementaridades.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Mini Testes - 35.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Correia, L. M. (2008). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais (2.ª ed.). Porto Editora.
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. (2018). Diário da República, Série I, n.º 129, 2928-2938.
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. (2018). Diário da República, Série I, n.º 129, 2918-2928.
Direção-Geral da Educação. (2018). Manual de apoio à implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018. Direção-Geral da Educação.
Ganzalez, E. (2007). Necessidades Educacionais Específicas: Intervenção Psicoeducacional. Artmed Editora.
UNESCO. (2019). Manual para garantir inclusão e equidade na educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370508.