Métodos de Ensino
1. Aulas teórico-práticas com componente expositiva e interativa
2. Análise e discussão de investigações em neurociência e educação
3. Análise de estudos de caso relacionados com dificuldades de aprendizagem, atenção, linguagem e regulação emocional
4. Conceção de atividades e intervenções educativas para contextos da educação pré-escolar e do 1.º/2.º CEB, baseadas em princípios da
neurociência.
5. Sessões de discussão e reflexão crítica
Resultados de Aprendizagem
a) Conhecer os princípios Implícitos das neurociências aplicadas à prática pedagógica e as suas repercussões no desenvolvimento e na
aprendizagem da criança;
b) Conhecer a estrutura e funcionamento do cérebro, relacionar os diversos aspetos da cognição e da aprendizagem com as suas bases
biológicas e reconhecer a sua importância complexidade na aprendizagem;
c) Compreender a organização de diferentes processos cognitivos, a forma como o cérebro recebe e processa a informação sensorial e
como a mente funciona;
d) Identificar e as estruturas do Sistema Nervoso Central responsáveis pelas funções específicas (regulação das ações emocionais,
cognitivas e motoras), compreender o funcionamento e as principais interações com as emoções e o comportamento humano;
e) Desconstruir os mitos impulsores das práticas educativas através da evidência neurocientífica;
f) Fomentar a integração e otimização de estratégias e práticas pedagógicas baseadas na evidência neurocientífica.
Programa
1. As Neurociências em Educação: Principais fundamentos e técnicas e a sua relevância para a prática pedagógica.
2. A estrutura e o funcionamento do cérebro; características diferenciadoras, e desenvolvimento.
3. O sistema nervoso central, os processos cognitivos: (perceção, atenção, memória e raciocínio) e a sua relevância no processo de
aprendizagem.
4. O papel das funções executivas e das emoções no processo de aprendizagem.
5. A relevância dos neurotransmissores e do sistema de recompensa cerebral na atenção, na regulação de humor, na motivação e o seu
impacto na aprendizagem.
6. A capacidade do cérebro mudar e ajustar (plasticidade) as maneiras de aprender e as práticas de ensino.
7. O papel da Educação neurocientífica: desconstrução dos principais mitos nas intervenções educativas e aplicação de práticas baseadas
na evidência neurocientífica.
8. A Contribuição da neuroeducação e para a educação pré-escolar e ensino básico: Indicadores, estratégias e aplicações práticas.
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Alonso, J.R. & Esquisábel, I.A (2019). Da Alma à Neurociência. Breve história do conhecimento sobre o cérebro, Atlântico Press
2. Cosenza, R.M., GUERRA, L.B. (2011). Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre, RS: Artmed, 151 p. ISBN
9788536325484.
3. Nelson, C. A., & Luciana, M. (Eds.). (2008). Handbook of developmental cognitive neuroscience (2nd ed.). The MIT Press.
4. Lane, Richard D, and Lynn Nadel (eds), Cognitive Neuroscience of Emotion (New York, NY, 1999; online edn, Oxford Academic, 31 Oct.
2023)
5. Salles, J. F. de, Haase, V. G., & Malloy-Diniz, L. F. (2015). Neuropsicologia do desenvolvimento – Infância e adolescência. Artmed.
6. Ward, Jamie – (2010) – The Student’s Guide to Cognitive Neuroscience, 2nd Edition; Routledge-uk
7. Klingberg, T. (2013). The learning brain: Memory and brain development in children. Oxford University Press.