Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Explicação dos conceitos e exemplificação das atividades didáticas, bem como esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos;Exemplificação de estratégias de ensino de conteúdos gramaticais adequadas ao nível de lecionação.
De acordo com o Artº no 32 do Regulamento Académico do 2º Ciclo de Estudos do IPC:
A avaliação contínua: elaboração individual de dois trabalhos teórico-práticos, com o peso total de 100% na nota final (50%+50%).
Ambos se baseiam na produção de materiais didáticos para a promoção e desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
No caso de o aluno pretender apresentar-se a exame, deverá cumprir duas condições específicas: a 1ª ser submetido a uma comprovação teórica dos conteúdos lecionados ao longo do semestre e a 2ª, elaborar uma planificação de uma tarefa prática a partir de um texto e/ou de um projeto de trabalho incluído no enunciado da prova.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender aspetos relevantes sobre as aquisições da linguagem, da leitura e da escrita;
2. Reconhecer os estádios, contextos e funções da aprendizagem da leitura e da escrita no Pré-escolar;
3. Desenvolver atividades capazes de motivar precocemente a aprendizagem da leitura e da escrita e a sua promoção em contexto familiar e em sala;
4. Ampliar e aprofundar, de um ponto de vista especializado, competências e técnicas no âmbito da Expressão, da Comunicação e da consciência linguística;
5. Compreender as fases de desenvolvimento entre o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e os indicadores comportamentais de sucesso na aquisição da leitura-escrita;
6. Produzir materiais didáticos para motivação da oralidade, da leitura e da escrita no Pré-escolar.
Programa
I. Emergência da leitura
1.2. Interações criança-adulto:contextos, materiais, funções e formas
1.3. Motivação, estímulo, promoção e atitudes facilitadoras face à leitura
1.4. Práticas promotoras do desenvolvimento da consciência linguística
II.Emergência da Escrita
2.1. Promoção e envolvimento da leitura: ambientes e comportamentos facilitadores
2.2. Descoberta e apreensão das funcionalidades da linguagem escrita
2.3. Aspetos figurativo-concetuais e comportamentos de descoberta e aprendizagem da linguagem escrita
III. Falar, ler e escrever no jardim de infância: da investigação à ação: produção de materiais para implementação e sequenciação de atividades.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho 1 - 50.0%
- - Trabalho 2 - 50.0%
- - Elaborar uma planificação de uma tarefa prática a partir de um texto e/ou de um projeto de trabalho incluído no enunciado da prova - 50.0%
- - Comprovação teórica dos conteúdos lecionados ao longo do semestre - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andrade, Ana Isabel et alii, (orgs.) (2014). A Diversidade Linguística nos Discursos e nas Práticas de Educação e Formação:U.Aveiro.
Costa, J. e Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Primeiros passos. Editorial Caminho: Lisboa.
Malasartes, A. (2006). A relação da criança com o livro. Educadores de Infância, n.º 10.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Ministério da Educação DGIDC: Lisboa.
Mata, L. (2006). Literacia Familiar – Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto Editora: Porto.
Rigolet, S. A. N. (2006). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem, Linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto Editora: Porto.
Sá, Cristina (org.) (2014). Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade. CIDTFF-U.Aveiro.
Viana, F.L et alii, (org). (2014). Falar, Ler e Escrever: propostas integradoras para o JI. Santillana: Carnaxide.