Métodos de Ensino
Esta unidade curricular será orientada na perspetiva do desenvolvimento gradual de um discurso artístico, envolvendo as áreas artísticas. Assim, as sessões de Educação Artística contemplarão a especificidade das quatro expressões, dividem-se em períodos de exposição teórica e atividades práticas, privilegiando, desta forma, os domínios de Interpretar, Criar e Apreciar dos conteúdos abordados.
A Educação Física, nesta unidade curricular, é orientada para a prática, análise e planeamento de atividades motoras, dividindo-se a leccionação por exposição teórica a componente prática.
A avaliação será contínua ou por exame.
Contínua:
1. Projeto/Trabalho – elaboração de atividades a partir de um referente artístico – 60% (15% para cada área artística)
2. Projeto/Trabalho – elaboração de atividades de Educação Física correspondendo a referenciais de qualidades motora e educativa – 15%
3. Participação presencial – 25% (5% para cada domínio de conhecimento)
Exame:
Prova teórica (100% ).
Resultados de Aprendizagem
Educação Artística (EA):
1.1.Conhecer e saber utilizar as linguagens elementares das artes, adequando-as às necessidades dos alunos do Pré-escolar, utilizando técnicas e estratégias que integrem os domínios do processo artístico – experimentação, criação e análise.
1.2. Analisar, apelando ao domínio sensorial e percetivo, referentes artísticos, como ponto de partida para o desenvolvimento e vivência de atividades de expressões.
1.3. Elaborar e concretizar atividades de expressões artísticas, inserindo-as em várias experiências de aprendizagem curricular e adequando-os às necessidades dos alunos do Pré-escolar.
2. Educação Física (EF) :
2.1. Conhecer e aplicar conteúdos da área de EF, usando técnicas e estratégias que respeitem o desenvolvimento e o comportamento motor das crianças do Pré-escolar e as suas necessidades.
2.2. Analisar e planear atividades de EF, atendendo à motricidade e à condição física na infância, ao jogo, ao brincar e à gestão de affordandes/constrangimentos.
Programa
1. Educação Artística (EA):
As artes como metodologia didática – estudo e conceção de exercícios adequados ao Pré-escolar baseados nos conteúdos:
1.1. Artes visuais, ensino e educação.
1.2. Conceptualização e práticas em expressão e comunicação visual.
1.3. Interpretar/criar com a linguagem da Dança, desenvolvendo atividades expressivas a partir da resolução de problemas com diferentes pontos de partida.
1.4. Teatro versus Expressão Dramática.
1.5. Integração da linguagem teatral na educação formal e não-formal – propostas metodológicas.
1.6. Compreender a música como uma ferramenta criativa numa perspetiva multi, inter e transdisciplinar.
1.7. Desenvolver estratégias para a criação e desenvolvimento de projetos musicais numa perspetiva não -formal.
2. Educação Física (EF):
2.1. EF e Didáctica da EF aplicada ao Pré-escolar, na conceção do processo de ensino, de atividades e tarefas de aprendizagem motora, adequados ao desenvolvimento motor e condição fisica na infância.
Métodos de Avaliação
- - Projecto - 75.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berbe-Gall, F. (2011). Como hablar de Arte a los niños. 2.ª edición.Editorial Nerea.
Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.
Eisner, E. W. (2014). El Arte y la Creación de la Mente. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.
Falcão, M.; Leite, T. & Pereira, T. (2021). Educação Artística 2010-2020. Politécnico de Lisboa.
Sousa, A. (2003). A educação pela arte e artes pela educação. 3 vols. Instituto Piaget.
Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) http://educacaoartistica.dge.mec.pt/peea.html
Costa F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa. 3(2), 19-32
Programa de Educação Física (2012) https://cnapef.files.wordpress.com/2012/12/progr_1cicloeb_expressao_educacao.pdf