Artes e Educação Física na Educação Pré-Escolar

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular será orientada na perspetiva do desenvolvimento gradual de um discurso artístico, envolvendo as  áreas artísticas. Assim,  as sessões de Educação Artística contemplarão a especificidade das quatro expressões, dividem-se em períodos de exposição teórica e atividades práticas, privilegiando, desta forma, os domínios de Interpretar, Criar e Apreciar dos conteúdos abordados.

A Educação Física, nesta unidade curricular, é orientada para a prática, análise e planeamento de atividades motoras, dividindo-se a leccionação por exposição teórica a componente prática.

A avaliação será contínua ou por exame.

Contínua:

1. Projeto/Trabalho – elaboração de atividades a partir de um referente artístico – 60%  (15% para cada área artística)

2. Projeto/Trabalho – elaboração de atividades de Educação Física correspondendo a referenciais de qualidades motora e educativa  – 15%

3. Participação presencial – 25%  (5% para cada domínio de conhecimento)

Exame:

Prova teórica (100% ).

Resultados de Aprendizagem

 Educação Artística (EA):

1.1.Conhecer e saber utilizar as linguagens elementares das artes, adequando-as às necessidades dos alunos do Pré-escolar, utilizando técnicas e estratégias que integrem os domínios do processo artístico – experimentação, criação e análise.

1.2. Analisar, apelando ao domínio sensorial e percetivo, referentes artísticos, como ponto de partida para o desenvolvimento e vivência de atividades de expressões.

1.3. Elaborar e concretizar atividades de expressões artísticas, inserindo-as em várias experiências de aprendizagem curricular e adequando-os às necessidades dos alunos do Pré-escolar.

2. Educação Física (EF) :

2.1. Conhecer e aplicar conteúdos da área de EF, usando técnicas e estratégias que respeitem o desenvolvimento e o comportamento motor das crianças do Pré-escolar e as suas necessidades.

2.2. Analisar e planear atividades de EF, atendendo à motricidade e à condição física na infância, ao jogo, ao brincar e à gestão de affordandes/constrangimentos. 

Programa

1. Educação Artística (EA):

As artes como metodologia didática – estudo e conceção de exercícios adequados ao Pré-escolar baseados nos conteúdos:

1.1. Artes visuais, ensino e educação.

1.2. Conceptualização e práticas em expressão e comunicação visual.

1.3. Interpretar/criar com a linguagem da Dança, desenvolvendo atividades expressivas a partir da resolução de problemas com diferentes pontos de partida.

1.4. Teatro versus Expressão Dramática.

1.5. Integração da linguagem teatral na educação formal e não-formal – propostas metodológicas.

1.6. Compreender a música como uma ferramenta criativa numa perspetiva multi, inter e transdisciplinar.

1.7. Desenvolver estratégias para a criação e desenvolvimento de projetos musicais numa perspetiva não -formal.

2. Educação Física (EF):

2.1. EF e Didáctica da EF aplicada ao Pré-escolar, na  conceção do processo de ensino, de atividades e tarefas de aprendizagem motora, adequados ao desenvolvimento motor e condição fisica na infância.  

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Projecto - 75.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Berbe-Gall, F. (2011). Como hablar de Arte a los niños. 2.ª edición.Editorial Nerea.

Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.

Eisner, E. W. (2014). El Arte y la Creación de la Mente. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.

Falcão, M.; Leite, T. & Pereira, T. (2021). Educação Artística  2010-2020. Politécnico de Lisboa.

Sousa, A. (2003). A educação pela arte e artes pela educação. 3 vols.  Instituto Piaget.

Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) http://educacaoartistica.dge.mec.pt/peea.html

 

Costa F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa. 3(2), 19-32

Programa de Educação Física  (2012) https://cnapef.files.wordpress.com/2012/12/progr_1cicloeb_expressao_educacao.pdf