Prática Educativa em Creche

Métodos de Ensino

No contexto do Seminário incluem-se:

– explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;

– trabalho individual e em grupo de pesquisa bibliográfica;

– construção de instrumentos de observação/avaliação, de planos de atividades e de materiais pedagógicos;

– discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio.

Na supervisão será feito uso de estratégias reflexivas como perguntas pedagógicas, observação e reflexão, análise de casos, narrativas e reflexões em grupo.

 

Avaliação Contínua

Prática Pedagógica (Seminário, Estágio, Dossier Reflexivo de Estágio ) – 60.0%, com as seguintes

ponderações: S [1/5], E [3/5] e DRE [1/5])

Relatório Final (Prova Pública) – 40.0%

Resultados de Aprendizagem

Esta UC, sendo parte integrante da componente de Prática de Ensino Supervisionada, engloba a realização de um estágio em creche,
orientando-se predominantemente para o desenvolvimento de competências profissionais para a intervenção nesse contexto.
Assim no final da UC o/a estudante:- Conhece os principais referenciais pedagógicos e curriculares para a creche, deles retirando
orientações para a ação concreta nesse contexto- Intencionaliza a sua ação em creche, agindo como construtor curricular – Domina e
mobiliza saberes específicos ao nível do planeamento e da avaliação do ambiente educativo e da ação, tendo em conta os direitos de
participação das crianças pequenas e das suas famílias- Levanta pistas consistentes de intervenção e investigação educativas em creche,
e formula hipóteses de trabalho e projetos de intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.- Define estratégias específicas
para cada uma das crianças tendo em vista uma intervenção educativa diferenciada.

Programa

1. Contextualização do atendimento à 1ª infânciaa. a. Análise dos normativos legais enquadradores; b. Identificação e análise das
principais linhas de orientação curricular e pedagógica para a creche – perspetivas nacionais e internacionais
2. A Construção Curricular e a intencionalização educativa em Creche: a. Pedagogia(s) participativas em creche; b. Os currículos como
“gramáticas” e a construção curricular contextualizada – análise de alguns casos nacionais; c. Intencionalização educativa das práticas –
processos de planeamento, avaliação e comunicação. d. A planificação e a elaboração de projetos em Creche

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Sarmento Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Prática Pedagógica (Seminário, Estágio, Dossier Reflexivo de Estágio ) - 60.0%
  • - Prova pública - 40.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Carvalho, C. & Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche: CRECHEndo com qualidade. Porto Editora.
Coelho, A. (2004). Educação e cuidados em creche : conceptualizações de um grupo de educadores [Doctoral thesis, Universidade de
Aveiro]. RIA – Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/10856
Goldschmied, E. & Jackson, S. (2023). Pessoas com Menos de 3 anos – Educar e Cuidar em Creche. APEI.
ME, & MTSS (2024). Orientações pedagógicas para a creche. Direção-Geral da Educação.
Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. B. (2013). Educação em creche: Participação e Diversidade. Porto Editora.
Parente, C. (2012). Observar e escutar na creche: para aprender sobre a criança. CNIS.
Post, J. & Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e Primeiras Aprendizagens. Fundação Calouste Gulbenkian