Métodos de Ensino
O seminário será lecionado por docentes de Didáticas do Port., Mat., C.Soc., C.Nat., e P. Pedag. da Educação de Infância. Pretendendo
constituir um espaço de mobilização e integração de saberes, prevê-se o estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos
nas diversas áreas em interligação com a Prática Educativa, já que se supõe que o estágio em Creche oferecerá oportunidades de
identificação de problemas e de temáticas passíveis de serem aprofundadas e refletidas no âmbito deste seminário. A metodologia a
utilizar articula as componentes teórica e prática, tendo em vista a construção didática e reflexiva de um saber fazer integrado. Contempla
sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalho em grupo destinadas à elaboração interdisciplinar de
projetos de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração interdisciplinar e fundamentada, de projetos de intervenção em creche (80%)+ Participação nas aulas (20%).
Resultados de Aprendizagem
No final da UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
– Identificar o que constitui conhecimento profissional para o desempenho em contextos destinados à 1ª infância.
– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e
didáticas em Educação de Infância.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade
da EI.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem
aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.
Programa
Os conteúdos específicos no domínio das Didáticas (Português, Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Sociais) serão
desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva transdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação
identificadas com os/as mestrandos/as a partir da experiência de estágio em creche. Serão organizados em torno de três temáticas
fundamentais:1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de competências das crianças pequenas 2. Fundamentos da
ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação do
desenvolvimento e das aprendizagens.3. Áreas específicas de intervenção do/a educador/a de infância, relacionadas com domínios do
conhecimento nas didáticas do Português, Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Sociais, remetendo para diferentes
conhecimentos, atitudes e saberes práticos e sua articulação com as Orientações Pedagógicas para a Creche.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Sarmento CoelhoMétodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fochi, P. (org), (2023). O Brincar Heurístico na Creche. APEI.
Mata, L., & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias – Construção de parcerias em contextos de educação de infância.
Ministério da Educação/DGE.
ME, & MTSS (2024). Orientações pedagógicas para a creche. Direção-Geral da Educação.