Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia a adoptar deverá apoiar-se na capacidade de produção autónoma e colaborativa e nas competências de observação e intervenção educativa já desenvolvidas, num primeiro ciclo de formação. Nesse sentido, a metodologia conta com o contributo dos alunos no processo individual e colectivo de aprendizagem, orientada pelo docente.
Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas teórico-práticas, onde se fará a exposição de modelos, conceitos teóricos, bem como da análise e discussão de textos e legislação, realização de trabalho.
Resultados de Aprendizagem
– perceber a importância das variáveis curriculares e organizacionais da educação nos processos de ensino-aprendizagem bem como no comportamento e atitudes dos Docentes;
– compreender o papel do docente na gestão do currículo;
– conhecer os principais modelos de análise e de gestão organizacional;
– conhecer o Sistema Educativo Português, os seus princípios orientadores, a sua organização;
– adotar práticas conducentes à concretização das orientações explícitas na Lei de Bases do Sistema Educativo e no Regime de Autonomia e Administração das Escolas; – identificar os diversos órgãos de gestão e departamentos de coordenação pedagógica e respetivas competências.
Programa
1. CURRÍCULO
1.1. Conceito de currículo
1.2. Quadro conceptual de suporte do desenvolvimento curricular
1.3. Diversificação e adequação: conteúdos, modos de avaliação, articulação curricular e modos de organização do ambiente educativo
1.4. Gestão do Currículo: níveis e campos de decisão; níveis de integração
2. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ENSINO
2.1. Medidas organizacionais de apoio à gestão curricular e pedagógica
2.2. Organização e Gestão Curricular Bilingue
2.3. O regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos escolares
2.4. Documentos normativos atuais
2.5. Colaboração e desenvolvimento profissional
2.6. Comunicação nas organizações e processo de liderança
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - avaliação de caráter individual - 60.0%
- - participação em sala de aula - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Lima, L. C. (2012). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora
Richard, A. Q. (2012). Repensar a Gestão Escolar, Educação , Cultura e Democracia .Mangualde:Edições Pedagogo
Roldão, M.C., & Almeida S. (2018). Gestão Curricular para a autonomia das escolas e professores. Direção Geral da Educação
Silva, T. T. (2010). Teorias do currículo. Uma introdução crítica. Editora Autêntica.
Syomwene, A. (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies, 7 (1), 326-337
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho