Métodos de Ensino
O seminário será lecionado por docentes com formação científica na área de Didática da Matemática e Didática das Ciênciais Naturais. Será um espaço de mobilização e integração de saberes, de estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos na área da Matemática e das Ciências Naturais. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática e contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalho em grupo destinadas à elaboração de projetos interdisciplinares de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração de uma proposta integrada de intervenção fundamentada no 2.º CEB, envolvendo as áreas da Matemática e das Ciências Naturais em articulação com as UC de Didática da Matemática e Didática das Ciências Experimentais (80%)+ Participação nas aulas (20%).
Resultados de Aprendizagem
– Identificar o que constitui conhecimento profissional no 2.º CEB.
– Adoptar uma visão interdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e didáticas no 2.º CEB.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos domínios da Matemática e das Ciências Naturais e das respetivas áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade do 2.º CEB.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.
Programa
Os conteúdos específicos no domínio da Matemática e Ciências Naturais serão desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva intedisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas pelos/as mestrandos/as a partir da experiência de estágio. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:
1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de novas competências nos alunos do 2.º CEB.
2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação das aprendizagens.
3. Áreas específicas de intervenção do/a docente do 2.ºCEB, relacionadas com as áreas da Matemática e Ciências Naturais, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos.
Métodos de Avaliação
- - Projecto - 80.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cosme, A., & Trindade, R. (2019).O projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: que desafios curriculares e pedagógicos? Revista de Estudos Curriculares nº 10, vol 2, pp. 22-38.
Esteves, A., et al. (2018). Global Schools. Propostas de Integração Curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB. ESSE – IPVC.
Gardner, J. (2012) Assessment and Learning. Sage Publications LTD.
Pombo, O. (2006). Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, 1(1).
Roldão, M.C. (2010). Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro.