Objetivos do Curso
A presente proposta de curso dá resposta ao ponto 4 do artº 23 do DL 9A/2025, no qual se prevê que, como fator de preferência na escolha do orientador cooperante, seja considerada a formação pós-graduada na área de docência em causa, a formação especializada em supervisão pedagógica e a experiência profissional de supervisão. Por outro lado, dá resposta a uma necessidade de formação da Região Centro do país.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao Curso de Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica em Educação:
a) Educadores de Infância, Docentes do 1º CEB e Docentes de quaisquer grupos de recrutamento do 2º CEB ou do 3º CEB e Secundário.
b) Outros diplomados com grau de Licenciatura ou com habilitação legalmente equivalente em áreas de Ensino ou Ciências da Educação/Educação.
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Contextos Educativos Multiculturais e Inclusivos | 21017149 | 5 | 1º S |
Fundamentos da Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional | 21017127 | 5 | 1º S |
Metodologias de Investigação em Educação | 21017094 | 5 | 1º S |
Modelos Contemporâneos de Supervisão Pedagógica | 21017116 | 5 | 1º S |
Supervisão e Comunicação Estratégica em Educação | 21017138 | 5 | 1º S |
Tecnologias Digitais Aplicadas à Supervisão | 21017105 | 5 | 1º S |
Acompanhamento e Avaliação do Desempenho Docente | 21017151 | 5 | 2º S |
Liderança Educacional e Gestão de Equipas | 21017162 | 5 | 2º S |
Seminário de Práticas de Supervisão Pedagógica em Contextos Multidisciplinares e Ciclos de Ensino | 21017173 | 5 | 2º S |