Embriologia e Histologia

Métodos de Ensino

As aulas teóricas complementadas com a prática laboratorial visam uma apresentação minuciosa dos conteúdos programáticos, com aplicação de uma metodologia expositiva e interativa, com recurso a meios audiovisuais e observação microscópica, incentivando uma intervenção direta dos alunos.
A avaliação da unidade curricular será efetuada por duas provas escritas contemplando, cada uma, as duas matrizes. A avaliação contínua resultará da soma da matriz teórica em 70 % com a matriz prática em 30 %. Para aprovação cada prova deverá ter no mínimo 9 (nove) valores, na escala numérica de O a 20 valores. A nota final da avaliação periódica resulta da média ponderada das provas, com um mínimo de 10 valores, na escala numérica de 0 a 20 valores.
O estudante poderá realizar a unidade curricular por exame final nas épocas contempladas no calendário académico e de acordo com o previsto no Regulamento Académico do 1° Ciclo de Estudos da ESTESC.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir o conhecimento:
• Das várias etapas do desenvolvimento embrionário;
• Da origem das camadas germinativas e posterior diferenciação das várias estruturas;
• Da morfologia, arquitetura e função dos diferentes tipos de tecidos e sistemas que constituem o corpo humano. O aluno deve adquirir aptidões para:
• Reconhecer e aplicar os conceitos e princípios da embriologia e histologia;
• Identificar e descrever os acontecimentos que caracterizam as fases do desenvolvimento embrionário;
• Apresentar e reconhecer os vários tecidos com base nas características e funções específicas. O aluno deve adquirir competências para:
• Recolher, analisar, sintetizar, processar e comunicar informação recorrendo a metodologias adequadas;
• Desenvolver uma atitude de análise crítica face ao trabalho realizado, bem como, capacidade de expandir os seus conhecimentos em embriologia e histologia.

Programa

Reprodução: gametogénese e modificação hormonal; Desenvolvimento embrionário: fecundação, implantação, gastrulação, neurulação, sistema cardiovascular, vilosidades coriónicas, organogénese, derivados dos folhetos; Período fetal; Nascimento.
Histologia; Epitélio: características celulares e morfologia. Especializações. Epitélios de revestimento, glandulares e neuroepitélios.
Conjuntivo: morfologia e função da matriz. Variedades e propriedades especiais do conjuntivo. Tecidos: adiposo, cartilagíneo, ósseo e respetivas variedades
Nervoso: morfologia e função do neurónio e células da glia, fibras nervosas, plexos coroides e meninges Muscular: organização celular e funcional. Muscular estriado e liso. Mecanismo de contração
Pele e anexos
Glãndulas endócrinas
Prática laboratorial
Observação e interpretação microscópica de cortes histológicos sobre as etapas de desenvolvimento embrionário e dos vários tecidos estudados no decurso das aulas teóricas.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria de Figueiredo Valado

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-Junqueira, L C e Carneiro, J. Histologia básica. lia ed. 2008. Editora Guanabara Koogan, S A -Moore, K L e Persaud, T V N. Embriologia básica. 7a ed. 2008. Editora Guanabara Koogan, S A -Cochard, L R. Atlas de embriologia humana de Netter. 2003. Artmed Editora
-Stevens, A e Lowe, J. Histologia humana. r ed. 2001. Editora Manole