Farmacocinética e Farmacodinâmica

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia celular e molecular, Bioquímica, Química orgânica

Métodos de Ensino

Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-3 capitalizam conhecimento fundamental em Farmacocinética e

Farmacodinâmica (PK/PD) que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio

analítico e crítico. Os módulos 4-5 preconizam a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior

complexidade, com desenvolvimento de competências PK/PD nas suas dimensões práticas. As metodologias

de ensino (ME) selecionadas combinam estratégias de inovação pedagógica através de momentos de

aprendizagem ativa, centrada no estudante, tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas

suas dimensões saber-saber (conhecimentos), saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências):

ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de

aprendizagem individual centrados na resolução de problemas PK/PD para aplicação do conhecimento:

Plataforma Mentimeter (Worlcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools)

ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem

em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos PK/PD para aplicação do conhecimento:

Atividades Jigsaw

ME3 – Ensino baseado no planeamento técnico e execução: a prática é orientada para a ação com o

desenvolvimento de competências de análise e resolução de casos práticos PK/PD em contexto real

ME4 – Ensino baseado em problemas (PBL): a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de

competências de análise e resolução de casos práticos PK/PD, com recurso a softwares online

ME5 – Ensino baseado em projeto: a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de

competências de análise e formulação de protocolos BD/BE

ME6 – Ensino baseado no planeamento e resolução: a prática é orientada para a ação com o

desenvolvimento de competências de análise e resolução de casos práticos PK/PD acordo com as guidelines

regulamentares em vigor O conhecimento estruturado de princípios teóricos de farmacocinética e farmacodinâmica, complementado

com um plano prático de resolução integrada de problemas de níveis de complexidade crescente, favorece a

articulação de conteúdos com unidades curriculares afins (ex. Farmacologia I, Farmacologia II).

Resultados de Aprendizagem

Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:

C1 – Calcular parâmetros farmacocinéticos que lhe permitam o entendimento de problemas de inequivalência terapêutica de medicamentos

C2 – Prever a cinética e a extensão do processo L.A.D.M.E. de fármacos em função de variáveis físico-químicas, bioquímicas, fisiológicas e patológicas

C3 – Estabelecer e otimizar regimes posológicos

C4 – Aplicar os protocolos adequados à avaliação de disponibilidade e reconhecer as consequências

farmacoterapêuticas de uma modificação da mesma

C5 – Distinguir as diversas equivalências e dominar as regras a seguir na substituição de medicamentos

C6 – Compreender os determinantes bioquímicos dos alvos moleculares de fármacos e respetivos conceitos de base farmacodinâmica

C7 – Identificar interações com medicamentos de natureza farmacocinética e farmacodinâmica

C8 – Articular competências de resolução integrada de problemas, introduzindo metodologias de pensamento sistémico e colaborativo em Farmacocinética e Farmacodinâmica

Programa

Módulo 1. Série L.A.D.M.E. (20h T)

1.1. Sistema de Classificação Biofarmacêutica (BCS): solubilidade/permeabilidade e Classes BCS I, II, III e IV

1.2. Formas farmacêuticas de liberação imediata, liberação prolongada e/ou liberação controlada

1.3. Cálculo de dissolução: equação de Noyes-Whitney

1.4. Absorção

1.4.1. Locais de absorção de fármacos

1.4.2. Mecanismos de passagem transmembrana

1.4.3. Transportadores de membrana de fármacos: ABC e SLC

1.4.4. Efeito de primeira passagem e degradação pré-sistêmica da substância ativa

1.4.5. Fatores que influenciam a absorção

1.5. Distribuição

1.5.1. Distribuição no espaço vascular

1.5.1.1. Proteínas plasmáticas de ligação

1.5.1.2. Frações livre e ligada

1.5.1.3. Fatores que influenciam a variação na ligação às proteínas plasmáticas

1.5.2. Distribuição tecidual

1.5.2.1. Aspectos da taxa de distribuição: efeitos da perfusão sanguínea

1.5.2.2. Aspectos da taxa de distribuição: efeitos da taxa de difusão

1.5.2.3. Aspectos da extensão da distribuição tecidual

1.5.3. Volumes aparentes de distribuição

1.6. Metabolismo

1.6.1. Reações de fase 1

1.6.2. Reações de fase 2

1.6.3. Multiplicidade e isomerismo do citocromo P450

1.6.4. Fármacos com altas e baixas taxas de extração hepática

1.6.5. Indutores e inibidores de enzimas metabolizadoras

1.6.6. Cinética do metabolismo

1.6.7. Dose única: determinação da etapa limitante da velocidade

1.6.8. Doses múltiplas: estado de equilíbrio e efeito de acúmulo

1.6.9. Fatores que podem modificar o perfil cinético

1.7. Eliminação

1.7.1. Constante de taxa de eliminação

1.7.2. Meia-vida

1.7.3. Conceito de depuração (clearance)

1.7.4. Excreção renal

1.7.5. Excreção biliar e ciclo entero-hepático

1.7.6. Outras vias de excreção

1.8. Dosagem: administração de doses únicas e múltiplas — doses de ataque e de manutenção

1.9. Biodisponibilidade

1.9.1. Biodisponibilidade absoluta

1.9.2. Biodisponibilidade relativa

1.9.3. Métodos para determinação da biodisponibilidade

1.9.4. Consequências farmacoterapêuticas das alterações na biodisponibilidade ou bioinequivalência: doses únicas e múltiplas

1.9.5. Regras a seguir na substituição de medicamentos

1.9.5.1. Equivalência farmacológica

1.9.5.2. Equivalência química

1.9.5.3. Equivalência farmacêutica

1.9.5.4. Equivalência biológica ou bioequivalência

1.9.5.5. Equivalência clínica ou terapêutica

1.10. Cronofarmacocinética e situações especiais

1.11. Interações farmacocinéticas

 

Módulo 2. Farmacodinâmica (10h T)

2.1. Alvos moleculares dos fármacos:

2.1.1. Receptores ionotrópicos: bloqueadores e moduladores alostéricos

2.1.2. Receptores metabotrópicos

2.1.3. Receptores com atividade intrínseca de quinase ou acoplados a quinase

2.1.4. Receptores nucleares

2.1.5. Modificações pós-traducionais de receptores e complexos macromoleculares

2.1.6. Enzimas: inibidores, substratos falsos, pró-fármacos e cofatores

2.1.7. Transportadores: inibidores e substratos falsos

2.1.8. Dessensibilização, tolerância e resistência

2.2. Curvas dose-resposta (agonistas totais, agonistas parciais, agonistas inversos e antagonistas)

2.3. Definição de especificidade, afinidade, eficácia intrínseca e potência

2.4. Tipos de relações concentração–efeito farmacológico

2.4.1. Efeitos indiretos

2.4.2. Efeitos irreversíveis

2.4.3. Efeitos diretos reversíveis

2.5. Aplicação da teoria de receptores e da equação de Hill

2.6. Interações farmacodinâmicas

 

Matriz prática (P)

 

Módulo 1. Conceitos Matemáticos Básicos para Biofarmácia e Farmacocinética (8h P)

1.1. Expoentes e logaritmos

1.2. Cálculo da área sob a curva (AUC): conceitos de cálculo diferencial e integral aplicados à avaliação de fenômenos de absorção e disposição

1.3. Cálculo do tempo médio de residência (MRT), tempo médio de dissolução (MDT) e tempo médio de absorção (MAT)

1.4. Expressões matemáticas e gráficas das taxas de reação: reações de ordem zero e de primeira ordem

1.5. Equações para descrever modelos farmacocinéticos lineares, não lineares e compartimentais

1.6. Unidades usadas para expressar concentrações de fármacos

Módulo 2. Casos Práticos para Aprendizagem Baseada em Problemas (12h P)

2.1. Determinação da depuração sistêmica, hepática e intrínseca

2.2. Determinação da taxa de extração hepática

2.3. Determinação de parâmetros cinéticos associados à biodisponibilidade

2.4. Comparação de perfis e parâmetros farmacocinéticos em diferentes situações de estudo relacionadas à biodisponibilidade

Módulo 3. Protocolos de Pesquisa de Bioequivalência e Diretrizes Atuais da EMA (10h P)

3.1. Diretrizes para estudos de bioequivalência (EMA)

3.2. Elaboração de um protocolo de biodisponibilidade:

3.2.1. Seleção de amostragem

3.2.2. Métodos analíticos: efeito carryover e período de washout

3.2.3. Condições experimentais — frequência e duração da amostragem, desenho cruzado ou não cruzado, randomização, análise estatística, cronograma de dosagem, seleção da formulação de referência, ingestão de alimentos e estudo de biodisponibilidade

Docente(s) responsável(eis)

Rui Santos Cruz

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária

Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D.

Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.

Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.

Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et

al. Pergamon Press.

Bibliografia secundária

Apontamentos

Artigos científicos da especialidade, com revisão por pares, indexados à Medline.

Applied Biopharmaceutics and Pharmacokinetics 5ª Ed., SHARGEL, L. YU ABC, Prentice Hall Connecticut.

(2005)

IUPHAR/BPS Guide to Pharmacology:

http://www.guidetopharmacology.org/GRAC/FamilyDisplayForward?familyId=691

UCSF-FDA TransPortal:

http://dbts.ucsf.edu/fdatransportal