Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomofisiologia I e II, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Química Orgânica, Química dos Fármacos
Métodos de Ensino
Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-3 capitalizam conhecimento fundamental das ciências
farmacológicas que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio analítico e
crítico em Farmacologia. O módulo 4 preconiza a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior
complexidade, com desenvolvimento de competências farmacológicas nas suas dimensões práticas e reforço
de aptidões de comunicação oral e escrita. As metodologias de ensino (ME) selecionadas combinam
estratégias de inovação pedagógica através de momentos de aprendizagem ativa, centrada no estudante,
tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas suas dimensões: saber-saber (conhecimentos),
saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências).
ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de
aprendizagem individual centrados na resolução de problemas farmacológicos para aplicação do
conhecimento: Plataforma Mentimeter (Worlcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools)
ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem
em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento:
Atividades Jigsaw
ME3 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem
em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento:
Atividades Think-Pair-Share
ME4 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da formulação, em grupo, do
gap farmacológico, desenho de hipóteses e seleção dos ensaios farmacológicos/metodologias biomédicas
adequadas à resolução do problema. O docente dinamiza o processo de aprendizagem através de orientação
síncrona na Plataforma Jamboard. Neste processo, a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento
de competências de análise e resolução de casos práticos farmacológicos nos algoritmos Vienna LiverTox
Workspace e NCI-ALMANAC disponíveis on-line
ME5 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da exploração, em grupo, de
ensaios farmacológicos pré-clínicos em contexto real – Hands-on laboratorial
ME6 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a conceptualização e
desenvolvimento, em grupo, de um Infográfico explicativo de cada projeto farmacológico através da
plataforma Canva
ME7 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a apresentação do projeto
desenvolvido em grupo, em formato Pitch, tendo em vista o ganho de competências de comunicação oral
em ciências farmacológicas
Resultados de Aprendizagem
Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:
C1 – Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para modular: i) sistema nervoso central, ii) inflamação e dor, iii) sistema respiratório e iv) cardiovascular e renal
C2 – Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço, aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são modulados em diferentes domínios
C3 – Compreender e aplicar as metodologias associadas ao processo de investigação pré-clínico em Farmacologia;
C4 – Aplicar o processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos na sua fase pré-clínica,
selecionando as metodologias biomédicas/protocolos adequados, tendo em vista a inovação farmacoterapêutica
C5 – Raciocinar analítica e criticamente, com domínio de estratégias de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas
Programa
Matriz teórica (T)
Módulo 1. Farmacologia do Sistema Nervoso Central (SNC) (24h T)
1.1. Introdução à neurofarmacologia e psicofarmacologia
1.1.1. Revisão do potencial de ação nervoso e neurotransmissão
1.1.2. Classes de neurotransmissores e recetores: excitatórios e inibitórios
1.1.3. Estratégias de modulação do potencial de ação nervoso
1.2. Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
1.2.1. Estimulantes do SNC
1.2.1.1. Estimulantes do córtex cerebral
1.2.1.2. Estimulantes do tronco cerebral
1.2.1.3. Estimulantes da medula espinal
1.2.2. Fármacos sedativo-hipnóticos
1.2.2.1. Ansiolíticos, sedativos e hipnóticos: barbitúricos, benzodiazepinas, azopironas, agonistas dos
recetores das BZD e da melatonina
1.2.3. Fármacos antiepiléticos (AEDs)
1.2.3.1. AEDs clássicos
1.2.3.2. AEDs de 2ª geração
1.2.4. Fármacos anestésicos gerais, locais e relaxantes da musculatura esquelética
1.2.4.1. Anestésicos inalatórios
1.2.4.2. Anestésicos intravenosos
1.2.4.3. Relaxantes musculares: bloqueadores da junção neuromuscular e espamoslíticos
1.2.5. Fármacos antipsicóticos
1.2.5.1. Antipsicóticos de 1ª geração (fenotiazinas, butirofenonas, tioxantenos)
1.2.5.2. Antipsicóticos de 2ª geração
1.2.6. Fármacos psicoanalépticos antidepressivos
1.2.6.1. Tricíclicos
1.2.6.2. Não tricíclicos
1.2.6.3. Inibidores MAO-A
1.2.6.4. Inibidores seletivos recaptação 5HT
1.2.6.4. Inibidores não seletivos recaptação 5HT e NA
1.2.8. Analgésicos centrais não-opióides
1.2.9. Analgésicos opióides: agonistas puros, parciais, agonistas-antagonistas mistos, antagonistas
1.2.10. Fármacos anti-inflamatórios e antinociceptivos
1.2.10.1. Introdução às vias de síntese de eicosanóides e leucotrienos e às vias nociceptivas
1.2.10.2. Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs): derivados dos ácidos carboxílicos, dos ácidos enólicos e
outros; coxibes
1.2.10.3. Anti-inflamatórios esteroides: glucocorticoides
1.2.10.4. Imunosupressores: inibidores da calcineurina, messalazina, anti-proliferativos/metabólicos,
dimetilfumarato, acetato de glatirâmero, fingolimod
1.2.10.5. Terapêutica biológica
1.2.10.6. Relaxantes musculares de ação central: agonistas a2, BDZ, baclofeno
1.2.10.7. Triptanos
1.2.10.8. Canabinóides clássicos e não-clássicos
1.3. Farmacologia das doenças neurodegenerativas
1.3.1. Doença de Alzheimer: inibidores da acetilcolinesterase, antagonistas não competitivos dos recetores
NMDA, imunoterapia ativa e passiva experimental
1.3.2. Doença de Parkinson: Anticolinérgicos, dopaminomiméticos, imunoterapia e anticorpos anti-a-
sinucleína experimentais
Módulo 2. Farmacologia do Sistema Respiratório (9h)
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
2.1. Broncodilatadores:
2.1.1. Simpaticomiméticos b2
2.1.2. Antagonistas colinérgicos muscarínicos
2.1.3. Metilxantinas
2.2. Moduladores da inflamação: antagonistas dos recetores dos leucotrienos LTD4, inibidores da
lipooxigenase, inibidores das fosfodiesterases
2.3. Terapêutica biológica: anti-IL5, anti-IL4R, anti-IgE
2.4. Anti-histamínicos: 1ª geração e 2ª geração
2.5. Antitússicos de ação central e periférica
2.6. Expetorantes e mucolíticos
Módulo 3. Farmacologia do Sistema Cardiovascular e Renal (12h T)
3.1. Revisão da eletrofisiocardiologia
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
3.2. Classificação de Vaughan Williams dos fármacos antiarrítmicos
3.3. Antiarrítmicos de classe IA, IB, IC, II, III e IV
3.4. Bloqueadores dos recetores b: seletivos e não seletivos
3.5. Moduladores do sistema renina-angiotensina-aldosterona: inibidores ECA, antagonistas AT
3.6. Nitrovasodilatadores
3.7. Diuréticos: inibidores da anidrase carbónica, diuréticos que atuam na ansa de Henle, diuréticos tiazídicos, diuréticos poupadores de potássio, diuréticos osmóticos
Matriz Prática (P)
Módulo 1. O processo de investigação e desenvolvimento (I&D) pré-clínico de medicamentos e produtos
de saúde em Farmacologia (15 horas)
1.1. Certificação em farmacologia experimental
1.2. Fase in silico: computer-aided drug design (CADD)
1.3. Fase in vitro: modelos celulares
1.3.1. Linhas celulares
1.3.2. Culturas primárias
1.3.3. Organóides e esferóides
1.4. Fase in vivo: modelos animais de doença humana
1.4.1. Genéticos
1.4.2. Cirúrgicos
1.4.3. Toxicológicos
1.4.4. Induzidos por dieta
1.4.5. Escolha da espécie e fatores influentes
1.4.6. Protocolos de exposição única e repetida
1.4.5. Correlações in vitro/in vivo: transposição de doses
1.4.6. Avaliação translacional dos protocolos pré-clínicos
1.4.7. Questões éticas e regulamentares
1.5. Metodologias biomédicas para avaliação de eficácia e segurança
1.6. Protocolos para cumprimento de requisitos regulamentares de eficácia e segurança relevantes para as
agências EMA e FDA
Módulo 2. Modelos de avaliação da extensão de absorção e guidelines vigentes EMA (15 horas)
2.1. Transporter toolkit e guidelines internacionais para identificação de substratos, inibidores e indutores de
transportadores
2.1.1. Modelos membranares: ensaio da ATPase e ensaio com vesículas membranares
2.1.2. Modelos celulares: linhas celulares que sobre-expressam um transportador (Caco-2) ou transfetadas
com genes que codificam o transportador (MDCK-MDR1, MDCK-BCRP)
2.1.2.1. Ensaios de acumulação (Ensaios bidirecionais e culturas sandwich de hepatócitos)
2.1.2.2. Ensaios de uptake
2.1.3. Modelos in vivo
2.2. Modelos práticos de estudo da absorção intestinal
2.2.1. Modelos in vitro (órgão isolado)
2.2.2. Modelos ex vivo (perfusão aberta)
2.2.3. Modelos in vivo (sondas fluorescentes, métodos cintigráficos)
2.3. Predição simulada de substratos e inibidores CYP
2.4. Predição simulada da estrutura de metabolitos fase I e II
Docente(s) responsável(eis)
Liliana Pereira SantosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D.
Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.
Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.
Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et
al. Pergamon Press.
Guide to drug development: a comprehensive review and assessment, 1ª edição. Spilker, Bert 2009. Wolters
Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 1st edition.
Bibliografia secundária
Apontamentos
Artigos científicos da especialidade, com revisão por pares, indexados à Medline.