Estudos do Movimento Humano I

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomia, Fisiologia, Biofísica.

Métodos de Ensino

Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição, demonstração/exemplificação, prática simulada entre estudantes, e resolução de problemas.

Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do estudante incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área da ciência do movimento;

b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao ciclo de intervenção em fisioterapia / processo da fisioterapia;

c) Capacidade de resolução de problemas no âmbito da área da ciência do movimento, e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;

d) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na área da ciência do movimento, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;

e) Competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, particularmente na área da ciência do movimento, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;

f) Competências de aprendizagem, particularmente na área da ciência do movimento, que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Programa

– Fundamentos biomecânicos e cinesiológicos do movimento humano (3T + 2TP)

– Envolvimento do sistema osteoarticular no movimento humano (6T + 4TP)

– Envolvimento do sistema muscular no movimento humano (6T + 4TP)

– Envolvimento do sistema nervoso no movimento humano (6T + 4TP)

– Fundamentos do controlo sensoriomotor do movimento humano (3T + 2TP)

– Análise e avaliação do movimento do membro superior (6T + 4TP)

– Análise e avaliação do movimento do membro inferior (6T + 4TP)

– Análise e avaliação do movimento do tronco (3T + 2TP)

– Análise e avaliação da marcha humana (3T + 2TP)

Docente(s) responsável(eis)

Rui Miguel Monteiro Soles Gonçalves

Métodos de Avaliação

A aprovação na unidade curricular é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores (numa escala de 0 a 20).

 

- Avaliação por frequência (contínua/periódica)

Avaliação contínua. Tem como elementos de avaliação a participação presencial nas aulas teóricas, com um peso de 10% da classificação final da avaliação por frequência, e a participação presencial nas aulas teórico-práticas, com um peso de 10% da classificação final da avaliação por frequência. Uma assiduidade inferior a 80% das aulas (teóricas e teórico-práticas) implica a atribuição de zero valores nestes elementos de avaliação.

Avaliação periódica. Tem como elementos de avaliação uma prova teórica (3T), com um peso de 50% da classificação final da avaliação por frequência, e uma prova teórico-prática (2TP), com um peso de 30% da classificação final da avaliação por frequência.

Para ser aprovado o estudante tem de ter um mínimo de 9,5 valores em cada matriz da unidade curricular (teórica e teórico-prática).

 

- Avaliação por exame

Prova teórica e teórico-prática, com um peso de 100% da classificação final da avaliação por exame. Para ser aprovado o estudante tem de ter um mínimo de 9,5 valores em cada matriz da unidade curricular (teórica e teórico-prática).


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bibliografia principal:

    Hall, S.J. (2016). Biomecânica Básica (7ed). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

    Hamill, J. et al. (2016). Bases Biomecânicas do Movimento Humano (4ed). São Paulo: Manole.

    Neumann, L.S. (2010). Kinesiology of the Musculoskeletal System: Foundations for Rehabilitation (2ed). St. Louis: Mosby Elsevier.

     

    Bibliografia complementar:

    Levangie, P.K. & Norkin, C.C. (2005). Joint Structure and Function: A Comprehensive Analysis (4ed). Philadelphia: F.A. Davis Company.

    Lippert, L.S. (2006). Clinical Kinesiology and Anatomy. Philadelphia: F.A. Davis Company.

    McGinnis, P.M. (2013). Biomechanics of Sport and Exercise (3ed). Champaign: Human Kinetics.

    Muscolino, J.E. (2011). Kinesiology: The Skeletal System and Muscle Function (2ed). St. Louis: Mosby Elsevier.

    Nordin, M. & Frankel, V.H. (2012). Basic Biomechanics of the Musculoskeletal System (4ed). Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.

    Shumway-Cook, A. & Woollacott, M. (2012). Motor Control: Translating Research into Clinical Practice (4ed). Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.

    Whittle, M.W. (2007). Gait Analysis, An Introduction (4ed). Oxford: Butterworth Heinemann Elsevier.