Gestão do Risco em Unidades de Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir conhecimentos básicos no contexto da saúde pública e da saúde ocupacional.

Métodos de Ensino

A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos.

A existência de uma matriz teórico-prática permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Perigos e Riscos em Unidades de Saúde
Segurança do doente
Segurança e Saúde dos trabalhadores em Unidades de Saúde
Infeções em cuidados de saúde
Sistemas de gestão de risco em unidades de saúde
O aluno deve adquirir aptidões para:
Reconhecer e avaliar situações de perigos e risco em unidades de saúde
Reconhecer pontos críticos na segurança do doente
Potenciais de infeções hospitalares
O aluno deve adquirir competências para:
Avaliar e intervir na segurança do doente e trabalhador em unidades hospitalares
Avaliar situações de potenciais riscos e atuar para minimizar os impactos
Integrar equipas de intervenção

Programa

Qualidade e Segurança do Paciente
Perspetiva histórica e principais desenvolvimentos da segurança do paciente
Taxonomia em segurança do paciente
Magnitude do problema e os fatores contribuintes do erro e dos eventos adversos
Direito e segurança do paciente
Infeções relacionadas aos cuidados de saúde
Erro medicamentoso e segurança do paciente
Cirurgia segura
A segurança do paciente e o diagnóstico
Erros laboratoriais
Gestão do risco de quedas e de úlceras por pressão
Segurança do paciente em serviços de urgências e unidades cuidados intensivos
Gestão do risco não clínico
Maternidade segura
Segurança do paciente nos cuidados primários de saúde
Organizações de saúde seguras e confiáveis
Consequências económicas dos erros e dos eventos adversos
Acreditação e segurança do paciente
Cultura em segurança do paciente
Indicadores de segurança do paciente
Comunicação entre profissionais de saúde e a segurança do paciente
Envolvimento do paciente: desafios, estratégias e limites

Docente(s) responsável(eis)

Ana Catarina Almeida Pestana da Lança

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CIENFUEGOS, Freddy – Segurança no laboratório. Rio de Janeiro: Interciência, 2001. xvi, 269 p.
HARMS-RINGDAHL, Lars – Safety analysis: principles and practice in occupational safety. 2nd ed. Boca Raton; London: CRC Press, 2001. xi, 302 p.
Qualidade e Segurança em Saúde: Os caminhos da melhoria via Acreditação Internacional – Costa, H; rtio de Janeiro 2015
PORTUGAL. Direcção-Geral da Saúde. Divisão de Saúde Ocupacional – Medidas de controlo de agentes biológicos nocivos à saúde dos trabalhadores. Lisboa: DGS, 2004. 48 p.
RODRIGUES, Alice [et al.] – Exposição a agentes biológicos [Brochura]. 1ª ed. Lisboa : IDICT, 2003.
VIEGAS, Susana Patrícia Costa – Estudo da exposição profissional a formaldeído em laboratórios hospitalares de anatomia patológica. Lisboa: Edições Colibri / Instituto Politécnico de Lisboa, 2011. 268 p.
2ND EDITION GUIDELINES ON MOH SAFE SURGERY SAVES LIVES PROGRAMME ISBN : 978-967-2173-20-5 Second Edition 2018