Álgebra Linear e Geometria Analítica

Conhecimentos de Base Recomendados

Conteúdos abordados na disciplina de Matemática no ensino básico e secundário.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos:resolução de problemas; tecnologia.

Resultados de Aprendizagem

Tratando-se de uma unidade curricular instrumental pretende-se desenvolver nos alunos um conjunto de competências de interpretação, de cálculo e relacionais associadas a conteúdos matemáticos relevantes para aquisição de conhecimentos e competências nesta e noutras unidades curriculares.

Em particular pretende-se que os alunos sejam capazes de:

1. 1. operar com matrizes e calcular determinantes;
1.2. discutir e resolver sistemas de equações lineares recorrendo à representação matricial e selecionando métodos adequados;
1.3. relacionar conceitos associados a matrizes e determinantes deduzindo propriedades;1.4. aplicar conceitos e propriedades associados a matrizes e determinantes na resolução de problemas;
2.1. identificar e descrever objetos geométricos no plano e no espaço;
2.2. relacionar conceitos e características dos objetos geométricos de modo a caracterizar outros objetos, a caracterizar a posição relativa de dois objetos e a calcular distâncias no plano e no espaço;
3.1. identificar um espaço vetorial, reconheçam tal estrutura nos exemplos mais comuns;
3.2. deduzir e aplicar as propriedades de um espaço vetorial;
3.3. caracterizar os conceitos associados a espaços vetoriais e os relacionem com outros conteúdos;
4.1. caracterizar uma aplicação linear;
4.2. Recorrer a diferentes formas de representação  de uma aplicação linear;
4.3. Identificar e relacionar as propriedades de uma aplicação linear;

Programa

I – Matrizes e Sistemas de Equações Lineares;

II – Determinantes e Sistemas de Equações Lineares;

III – Vectores em IRn;

IV – Espaços Vectoriais;

V – Transformações Lineares.

Docente(s) responsável(eis)

Carla David Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Provas Escritas Individuais - 100.0%
Avalição por exames
  • - Provas Escritas Individuais - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Apontamentos da unidade curricular.

Anton, H., Rorres, C., & Kaul, A. (2020). Elementary linear algebra, Applications version (12th Edition). Ed.,Wiley.

Banchoff, T. & Werner, J. (1992). Linear algebra through geometry (2ª Ed.). Springer-Verlag.

Cabral, I., Perdigão, C., & Saiago, C. (2012). Álgebra linear (3ª Ed.). Escolar Editora.

Dias Agudo, F. R. (1996). Introdução à álgebra linear e geometria analítica. Escolar Editora.

Giraldes, E., Fernandes, V. H. & Smith, M. P. M. (1997). Curso de álgebra linear e geometria analítica. McGraw-Hill.

Magalhães, L.T. (1998). Álgebra linear como introdução à matemática aplicada. Texto Editora.

Steven, J. L. & de Pillis, L. (2020). Linear algebra with applications (10th Ed.). Pearson.

Strang, G. (2023). Introduction to Linear Algebra (6th ed). Wellesley-Cambridge Press. ISBN : 978-17331466-7-8

 

Khan Academy. https://www.khanacademy.org/math.