Economia

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; 3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Economia tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências para a compreensão dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. A disciplina concentra-se nos seguintes resultados da aprendizagem: a) Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o objecto da macroeconomia. b) Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego, o ciclo económico, a inflação e o poder de compra. c) Medir e descrever o funcionamento global da economia. d) Calcular os principais agregados macroeconómicos. e) Compreender e aplicar os conceitos de Microeconomia. f) Apreender a metodologia da lógica de mercado e reconhecer as estruturas de maercado básicas (concorrrência perfeita e monopólio). g) Resolver problemas simples utilizando a metodologia da lógica económica da estrutura de mercados.

Programa

1. Introdução e Conceitos
1.1 O problema económico
1.2 História do pensamento económico
1.3 Economia Política Clássica
1.4 O marginalismo e a corrente Neoclássica
1.5 Keynes e o Keynesianismo
1.6 Novas correntes económicas: A Economia Circular
2. Métodos quantitativos em análise económica
2.1 Inflação. Valores reais e valores nominais.
3. Produto, rendimento e despesa
3.1 Óticas de cálculo do PIBpm
3.2 Outros agregados macroeconómicos
4. Caracterização Económica das Famílias
4.1 Função consumo
4.2 Função poupança
– 5. Modelos macroeconómicos Keynesianos e a intervenção do Estado 
6. Modelo simples da Oferta e da Procura
5.1 Curva da procura
5.2 Curva da Oferta
5.3 Equilíbrio de mercado

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Margarida Dinis Mendes

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Amaral, J. F., Louçã, F., Caetano, G., Fontainha, E., Ferreira, C. & Santos, S. (2007). Introdução à Macroeconomia (2.ª ed.). Escolar Editora.
– Branson, W. H. (2001). Macroeconomia: teoria e prática. Fundação Calouste Gulbenkian.
– Dornbusch, R.  & Fischer, S. (2020), Macroeconomia (11.ª ed.). McGraw-Hill
Ferraz, A. (2002). Análise Macroeconómica:Teoria e Prática. Escolar Editora
Mata, J. (2021). Economia da empresa (7.ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
– Mateus, A., & Mateus, M. (2010). Microeconomia: Teoria e aplicações (Volumes I e II). Verbo.
– Mateus, A. (2013). Economia portuguesa (4.ª ed.). Verbo. Edições Silabo.
– Nabais, C., & Ferreira, R. (2012). Microeconomia: Lições e exercícios. Lidel.
– Samuelson, P. & Nordhaus, W. (2011). Macroeconomia (19.ª ed.). McGraw-Hill.
– Samuelson, P., & Nordhaus, W. (2011). Microeconomia (18.ª ed.). McGraw-Hill.
Santos, J., Aubyn, M., Braga, J. & Pina, A. (2016). Macroeconomia (4.ª ed.). Escolar Editora.
– Varian, H. (2014). Intermediate microeconomics (9th ed.). W. W. Norton & Company.