Marketing II

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing I

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula através da exposição/debate e aplicação com exercícios práticos e reais.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Descrever o processo de pesquisa de marketing;

b) Planear e aplicar pesquisas de marketing;

c) Descrever a metodologia de elaboração do plano de marketing;

d) Formular planos de marketing;

e) Tomar decisões estratégicas e operacionais de marketing;

f) Avaliar o impacto das decisões de marketing na performance organizacional.

Programa

Parte I. Pesquisa de marketing

1. Introdução à pesquisa de marketing

2. Design da pesquisa

3. Problema e abordagem de pesquisa

4. Dados secundários e pesquisa qualitativa

5. Métodos de recolha de dados

6. Trabalho de campo

7. Relatório da pesquisa

Parte II. Planeamento de marketing

8. Diagnóstico de situação

9. Análise SWOT

10. Fatores críticos de sucesso

11. Objetivos de marketing

12. Opções estratégicas de marketing

13. Plano de manobra

14. Plano de ações de marketing, plano de contingência, orçamento e controlo

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Filipe Carreira Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Prova escrita individual - 40.0%
  • - Projeto de marketing - 40.0%
  • - Jogo de simulação de marketing com relatório - 20.0%
Avaliação final
  • - Prova escrita individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman
Marôco, J. (2021). [Statistical Analysis with SPSS Statistics] Análise Estatística com o SPSS Statistics (8th ed.).
Report Number.
Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Pearson