Conhecimentos de Base Recomendados
Marketing I
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula através da exposição/debate e aplicação com exercícios práticos e reais.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Descrever o processo de pesquisa de marketing;
b) Planear e aplicar pesquisas de marketing;
c) Descrever a metodologia de elaboração do plano de marketing;
d) Formular planos de marketing;
e) Tomar decisões estratégicas e operacionais de marketing;
f) Avaliar o impacto das decisões de marketing na performance organizacional.
Programa
Parte I. Pesquisa de marketing
1. Introdução à pesquisa de marketing
2. Design da pesquisa
3. Problema e abordagem de pesquisa
4. Dados secundários e pesquisa qualitativa
5. Métodos de recolha de dados
6. Trabalho de campo
7. Relatório da pesquisa
Parte II. Planeamento de marketing
8. Diagnóstico de situação
9. Análise SWOT
10. Fatores críticos de sucesso
11. Objetivos de marketing
12. Opções estratégicas de marketing
13. Plano de manobra
14. Plano de ações de marketing, plano de contingência, orçamento e controlo
Docente(s) responsável(eis)
Ricardo Filipe Carreira RamosMétodos de Avaliação
- - Prova escrita individual - 40.0%
- - Projeto de marketing - 40.0%
- - Jogo de simulação de marketing com relatório - 20.0%
- - Prova escrita individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman
Marôco, J. (2021). [Statistical Analysis with SPSS Statistics] Análise Estatística com o SPSS Statistics (8th ed.).
Report Number.
Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Pearson