Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; 2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular, espera-se que o aluno seja capaz de: a) Explicar os conceitos fundamentais de marketing digital;
b) Distinguir os diferentes modelos de negócio eletrónico;
c) Construir um plano de marketing digital;
d) Compreender o potencial da pesquisa de marketing online;
e) Discutir as especificidades do comportamento do consumidor online;
f) Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing digital;
g) Distinguir e operacionalizar as variáveis do mix de marketing digital;
h) Compreender e utilizar ferramentas de marketing digital;
i) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing digital e avaliar o seu impacto na performance do negócio.
Programa
Parte I. Introdução ao marketing digital
1. Noções fundamentais de marketing digital 2. Marketing digital estratégico
Plano de marketing digital
Parte II. Estratégia de marketing digital
1. Sistema de informação de marketing online
2. Comportamento do consumidor online
3. Segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online
Parte III. Gestão de marketing digital
1. Gestão de produtos e marcas em ambiente digital
2. Gestão de preços em ambiente digital
3. Canais de distribuição digitais
4. Comunicação de marketing digital
5. Ferramentas de marketing digital
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Miguel Fortes Fonseca SantosMétodos de Avaliação
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th ed.). Pearson.
Chaffey, D., & Smith, PR (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th ed.). Routledge.
Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador.
Frost, R., Fox, A. K., & Strauss, J. (2018). E-Marketing (8th ed.). Routledge.
Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.