Avaliação de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de base em Contabilidade Geral e Finanças.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; 3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo, Estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa desenvolver conhecimentos e competências nos domínios da avaliação de empresas, da criação de valor para o acionista e das fusões, aquisições e reestruturações empresariais, privilegiando uma abordagem prática.

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar os diferentes conceitos de valor e os principais problemas associados à avaliação de empresas; aplicar técnicas de previsão e os principais métodos de avaliação; analisar criticamente processos de fusão, aquisição e reestruturação empresarial; e avaliar a criação de valor para o acionista através das principais métricas.

Programa

1. Fundamentos da avaliação de empresas
1.1. Conceitos e definições de valor
1.2. Princípios e pressupostos fundamentais da avaliação de empresas
1.3. Due diligence

2. Métodos e modelos de avaliação de empresas
2.1. Ótica patrimonial (Asset-based Approach)
2.2. Ótica de mercado (Market Approach)
2.2.1. Múltiplos de resultados – PER (P/E)
2.2.2. Múltiplos do valor contabilístico – PBV (P/B)
2.2.3. Múltiplos de vendas – PS (P/S)
2.2.4. Múltiplos baseados no Enterprise Value

3. Custo do capital
3.1. Custo do capital próprio e CAPM
3.2. Custo do capital alheio
3.3. Custo médio ponderado do capital (WACC)

4. Avaliação na perspetiva dos rendimentos (Income Approach)
4.1. Valor temporal do dinheiro
4.2. Modelo de desconto de dividendos – Gordon-Shapiro
4.3. Crescimento e oportunidades de crescimento futuro
4.4. Modelos de avaliação por fluxos de caixa descontados (DCF)

5. Criação de valor
5.1. Economic Value Added (EVA)
5.2. Market Value Added (MVA)

6. Fusões, aquisições e reestruturação de empresas
6.1. Fundamentos das fusões e aquisições
6.2. Criação de valor e sinergias em operações de fusão e aquisição
6.3. Reestruturação empresarial por via judicial e extrajudicial
6.4. Aquisição e reestruturação de créditos como instrumento de criação de valor em empresas em dificuldades

7. A reestruturação de empresas, quer pela via judicial, quer pela via extrajudicial.

8. A aquisição de créditos (e a sua redução), criando valor para empresas em dificuldades.

Docente(s) responsável(eis)

Vera Lucia Mendes da Cunha

Métodos de Avaliação

Estão previstos os seguintes métodos de avaliação:

  1. Avaliação periódica: realização de um teste, com um peso de 60% na classificação final, e de um trabalho de grupo, com um peso de 40%. O trabalho de grupo consiste na avaliação de uma empresa a definir.
  2. Avaliação por exame - época normal: realização de um exame, com um peso de 60% na classificação final, e de um trabalho de grupo, com um peso de 40%. A classificação do trabalho realizado durante o semestre é considerada para efeitos de avaliação na época normal.
  3. Avaliação por exame - épocas de recurso e especial: realização de um exame, com um peso de 100% na classificação final.

Em qualquer das modalidades, a aprovação à unidade curricular exige uma classificação final mínima de 9,5 valores.


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bibliografia Principal:

    • Ferreira, D. (2017). Fusões, Aquisições, Cisões e Outras Reestruturações de Empresas: Abordagem Estratégica e Organizacional. Rei dos Livros.
    • Mota, A. G., Nunes, J. P., & Ferreira, M. A. (2020). Finanças Empresariais – Teoria e Prática (6.ª ed.). Publisher Team.
    • Neves, J. C. (2002). Avaliação de Empresas e Negócios. McGraw-Hill.
    • Neves, J. C. (2014). Análise e Relato Financeiro – Uma Visão Integrada de Gestão (7.ª ed.). Texto.
    • Pinho, C., & Tavares, S. (2012). Análise Financeira e Mercados (2.ª ed.). Áreas Editora.
    • Tournier, J. C., & Tournier, J. B. (2002). A Avaliação da Empresa. Bertrand Editora.

    Bibliografia Complementar:

    • Damodaran, A. (2024). Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset (4.ª ed.). Wiley.
    • Koller, T., Goedhart, M., & Wessels, D. (2025). Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies (8.ª ed.). Wiley.
    • DePamphilis, D. M. (2025). Mergers, Acquisitions, and Other Restructuring Activities: An Integrated Approach to Process, Tools, Cases, and Solutions (12.ª ed.). Academic Press.