Introdução ao Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo, estudos de casos e gamificação.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Explicar o conceito e o processo de marketing;

b) Discutir a importância da gestão do relacionamento com cliente;

c) Relacionar o planeamento estratégico com o planeamento de marketing;

d) Distinguir e usar metodologias de análise do mercado e de deteção de oportunidades;

e) Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing: segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento;

f) Distinguir e combinar as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;

g) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing e avaliar o seu impacto na performance organizacional.

Programa

Parte I. O marketing: conceito e processo

1. Marketing e orientação para o cliente

2. Estratégias e programas de marketing

Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing

3. Ambiente de marketing

4. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional

5. Concorrência

6. Estratégia de marketing

Parte III. O marketing-mix

7. Política de produto

8. Política de preço

9. Política de distribuição

10. Política de comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: Concepts and Strategies (8th ed.). Cengage Learning.

Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Gueerreiro, J., Canhoto, R., & Faria, H. (2025). AI_Novator: Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrnad Editora.

Kotler, P., Keller, K. L., & Chernev, A. (2024). Administração de Marketing (16.ª ed.). Bookman.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2023). Princípios de Marketing (18.ª ed.). Bookman.

Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2020). Marketing (20th ed.). Cengage Learning.