Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo, estudos de casos e gamificação.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Explicar o conceito e o processo de marketing;
b) Discutir a importância da gestão do relacionamento com cliente;
c) Relacionar o planeamento estratégico com o planeamento de marketing;
d) Distinguir e usar metodologias de análise do mercado e de deteção de oportunidades;
e) Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing: segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento;
f) Distinguir e combinar as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;
g) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing e avaliar o seu impacto na performance organizacional.
Programa
Parte I. O marketing: conceito e processo
1. Marketing e orientação para o cliente
2. Estratégias e programas de marketing
Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing
3. Ambiente de marketing
4. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional
5. Concorrência
6. Estratégia de marketing
Parte III. O marketing-mix
7. Política de produto
8. Política de preço
9. Política de distribuição
10. Política de comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Miguel Fortes Fonseca SantosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: Concepts and Strategies (8th ed.). Cengage Learning.
Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Gueerreiro, J., Canhoto, R., & Faria, H. (2025). AI_Novator: Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrnad Editora.
Kotler, P., Keller, K. L., & Chernev, A. (2024). Administração de Marketing (16.ª ed.). Bookman.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2023). Princípios de Marketing (18.ª ed.). Bookman.
Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2020). Marketing (20th ed.). Cengage Learning.