Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula através da exposição/debate e aplicação com exercícios práticos e reais. Serão desenvolvidos trabalhos de grupo em contexto real.
Resultados de Aprendizagem
a) Descrever e organizar um projecto de pesquisa de mercado;
b) Aplicar técnicas básicas de exploração, recolha e organização de informação;
c) Organizar a pesquisa empírica com base no domínio das principais técnicas amostrais;
d) Aplicar as principais técnicas de recolha de dados, quantitativas e qualitativas;
e) Organizar, analisar e interpretar os dados resultantes dessa recolha;
f) Preparar relatórios de pesquisa e argumentar os seus principais resultados.
Programa
a) Introdução à pesquisa de mercado
b) Design de pesquisa
c) Problema e abordagem de pesquisa
d) Dados secundários e pesquisa qualitativa
e) Métodos de recolha
f) Pesquisa causal e experimentação
g) Medidas e escalas
h) Questionários
i) Amostragem
j) Trabalho de campo
k) Tratamento e análise de dados
l) Elaboração e apresentação do relatório
Docente(s) responsável(eis)
Ricardo Filipe Carreira RamosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman
Marôco, J. (2021). [Statistical Analysis with SPSS Statistics] Análise Estatística com o SPSS Statistics (8th ed.). Report Number.
Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Pearson