Pesquisa de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula através da exposição/debate e aplicação com exercícios práticos e reais. Serão desenvolvidos trabalhos de grupo em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

a) Descrever e organizar um projecto de pesquisa de mercado;

b) Aplicar técnicas básicas de exploração, recolha e organização de informação;

c) Organizar a pesquisa empírica com base no domínio das principais técnicas amostrais;

d) Aplicar as principais técnicas de recolha de dados, quantitativas e qualitativas;

e) Organizar, analisar e interpretar os dados resultantes dessa recolha;

f) Preparar relatórios de pesquisa e argumentar os seus principais resultados.

Programa

a) Introdução à pesquisa de mercado

b) Design de pesquisa

c) Problema e abordagem de pesquisa

d) Dados secundários e pesquisa qualitativa

e) Métodos de recolha

f) Pesquisa causal e experimentação

g) Medidas e escalas

h) Questionários

i) Amostragem

j) Trabalho de campo

k) Tratamento e análise de dados

l) Elaboração e apresentação do relatório

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Filipe Carreira Ramos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman
Marôco, J. (2021). [Statistical Analysis with SPSS Statistics] Análise Estatística com o SPSS Statistics (8th ed.). Report Number.
Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Pearson