Marketing Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos individuais e em grupo e estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular, espera-se que o aluno seja capaz de:

a) Explicar os conceitos fundamentais e a evolução do marketing digital;

b) Distinguir os diferentes modelos de negócio eletrónico e omnicanal;

c) Desenvolver e implementar um plano de marketing digital;

d) Compreender e utilizar ferramentas de marketing digital;

e) Analisar o comportamento do consumidor online e as tendências digitais;

f) Definir estratégias de segmentação, targeting e posicionamento digital;

g) Compreender e operacionalizar o marketing mix digital;

h) Integrar IA e automação em estratégias digitais;

i) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing digital e avaliar o seu impacto na performance do negócio.

Programa

Parte I – Introdução ao Marketing Digital

1. Fundamentos, evolução e tendências do marketing digital

2. Marketing digital estratégico

3. Elaboração de um plano de marketing digital

Parte II – Estratégia Digital

4. Sistemas de informação de marketing online e analytics

5. Comportamento do consumidor online

6. Segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento digital

Parte III – Gestão e Implementação

7. Gestão de produtos e marcas em ambiente digital

8. Gestão de preços e estratégias de revenue management digital

9. Canais de distribuição digitais e e-commerce

10. Comunicação e publicidade digital

11. Ferramentas e plataformas digitais

12. Inteligência artificial, automação de marketing e data-driven marketing

13. Avaliação e métricas de desempenho

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Charlesworth, A. (2023). Digital marketing: A practical approach (4th ed.). Routledge.

Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador.

Frost, R., Fox, A. K., & Daugherty, T. (2023). eMarketing: Digital Marketing Strategy (9th ed.). Routledge.

Gabriel, M., & Kiso, R. (2023). Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias (2.ª ed.). Atlas.

Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler.

Kingsnorth, S. (2016). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. Kogan Page.

Kotler, P.,‎ Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora.

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Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The Future Is Immersive. Wiley

Marques, V. (2018). Marketing Digital 360 (2.ª ed.). Actual.

Paula, A. N., Zeferino, A., Carvalho, F., Gouveia, M., Faustino, P., & Coutinho, V. (2019). Marketing Digital para Empresas: Guia prático para aumento das vendas na Internet (2ª ed.). Perfil Criativo.