Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos individuais e em grupo e estudo de casos.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular, espera-se que o aluno seja capaz de:
a) Explicar os conceitos fundamentais e a evolução do marketing digital;
b) Distinguir os diferentes modelos de negócio eletrónico e omnicanal;
c) Desenvolver e implementar um plano de marketing digital;
d) Compreender e utilizar ferramentas de marketing digital;
e) Analisar o comportamento do consumidor online e as tendências digitais;
f) Definir estratégias de segmentação, targeting e posicionamento digital;
g) Compreender e operacionalizar o marketing mix digital;
h) Integrar IA e automação em estratégias digitais;
i) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing digital e avaliar o seu impacto na performance do negócio.
Programa
Parte I – Introdução ao Marketing Digital
1. Fundamentos, evolução e tendências do marketing digital
2. Marketing digital estratégico
3. Elaboração de um plano de marketing digital
Parte II – Estratégia Digital
4. Sistemas de informação de marketing online e analytics
5. Comportamento do consumidor online
6. Segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento digital
Parte III – Gestão e Implementação
7. Gestão de produtos e marcas em ambiente digital
8. Gestão de preços e estratégias de revenue management digital
9. Canais de distribuição digitais e e-commerce
10. Comunicação e publicidade digital
11. Ferramentas e plataformas digitais
12. Inteligência artificial, automação de marketing e data-driven marketing
13. Avaliação e métricas de desempenho
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Miguel Fortes Fonseca SantosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8th ed.). Pearson.
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Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador.
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Gabriel, M., & Kiso, R. (2023). Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias (2.ª ed.). Atlas.
Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler.
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Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The Future Is Immersive. Wiley
Marques, V. (2018). Marketing Digital 360 (2.ª ed.). Actual.
Paula, A. N., Zeferino, A., Carvalho, F., Gouveia, M., Faustino, P., & Coutinho, V. (2019). Marketing Digital para Empresas: Guia prático para aumento das vendas na Internet (2ª ed.). Perfil Criativo.