Conhecimentos de Base Recomendados
Informação não definida.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: exposição, explicação e diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: role-play, jogos sérios, trabalho de grupo e workshops.
Resultados de Aprendizagem
a) Estudar problemáticas psicossociológicas do sistema ocupacional;
b) Capacitar técnicos para intervenção ao nível da Gestão de Recursos Humanos;
c) Levar os gestores a compreenderem os comportamentos individuais e coletivos no contexto das organizações;
d) Identificar competências requeridas para liderar pessoas e grupos;
e) Desenvolver comportamentos de liderança adequados a diferentes contextos;
f) Desenvolver nos alunos as suas capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização;
g) Promover o conhecimento das conjunturas organizacionais em épocas de mudança acelerada.
Programa
I – Comportamento Organizacional
- O comportamento organizacional e a gestão
- O comportamento individual e de grupo, identidade e cultura das organizações
- Inteligência emocional
- Motivação e satisfação no trabalho
- Liderança
- Competências comunicacionais
II – Gestão de Recursos Humanos
- A função de gestão de recursos humanos e planeamento de RH
- Descrição e análise de funções (DAF)
- Recrutamento & seleção, integração e acolhimento
- Gestão de formação
- Gestão do desempenho e potencial humano
Docente(s) responsável(eis)
Nayra Leandro Miguel MartinsEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Armstrong, M. (2009). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice. (11th edition). London and Philadelphia, Kogan Page.
Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos, Contextos, Processos e Técnicas. Editora RH.
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., & Cardoso, C. (2019). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8ª ed.). Editora RH.
Goleman, D. (2012). Trabalhar com Inteligência Emocional. Temas e Debates.
Moreira, Paulo (2018). Manual de Treino avançado: Inteligência Emocional. Idioteque.
Neves, J., Caetano, A. & Ferreira, J. (2020). Psicossociologia das Organizações – Fundamentos e Aplicações. Edições Silabo.
Rego, A., Cunha, M., Marques, C., Gomes, J., Cabral-Cardoso, C. & Cunha, R. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. (3ª ed). Edições Sílabo.
Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior. (18th edition). Global Edition.
Rodrigues, V., Câmara, P. & Guerra, P. (2013). Humanator XXI, Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. D. Quixote.
Sousa, M., Gomes, G., Sanches, P. & Duarte, T. (2006). Gestão de Recursos Humanos: Métodos e Práticas. Lidel.