Princípios de Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Língua portuguesa e inglesa.

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas (método expositivo) serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos, questões e temas exemplificativos da vida real oriundos da aplicação dos conceitos, teorias e modelos de gestão pelas diversas organizações. Desta forma, as metodologias de ensino e aprendizagem expositivas-participativas fomentarão a relação docente e alunos, estimulando estes últimos a participarem na discussão e identificação de exemplos ilustrativos dos conteúdos teóricos (método participativo). Adicionalmente, para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos e serão incentivados os alunos, individualmente ou em grupo, a realizar pequenos trabalhos de investigação / consolidação de conhecimentos durante as aulas e/ou fora destas. (método ativo). Em síntese, as metodologias de ensino utilizadas são:

M1. Aulas expositivas – Conceitos

M2. Participativas – Discussão de casos e exemplos;

M3. Ativas – Casos resolvidos pelos estudantes;

M4. Autoestudo – Preparação de avaliação individual.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas aptidões na área da gestão das organizações. Assim, a adoção de metodologias de ensino expositivas-participativas e ativas permitirão alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem /competências:

O1. Descrever os conceitos fundamentais de gestão e importância desta para o sucesso das organizações

O2. Distinguir as empresas segundo vários critérios de classificação

O3. Definir as funções, papéis e aptidões dos gestores e a sua relação com os níveis hierárquicos da empresa

O4. Explicar os modelos de globalização, de internacionalização, ética e responsabilidade social das empresas

O5. Descrever cronologicamente as teorias do pensamento em gestão

O6. Caracterizar as principais funções do gestor: Planear, Organizar, Dirigir (Motivar, Liderar, Comunicar) e Controlar

O7. Descrever as principais áreas funcionais de uma empresa: Inovação, Marketing, Recursos Humanos

Programa

Capítulo I – Introdução à Gestão, aos Gestores e às Organizações

I.1 Fundamentos da gestão

I.2 Globalização e internacionalização

I.3. Ética, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade

I.4 Evolução do pensamento em gestão

Capítulo II – Funções do Gestor

II.1. Planeamento e Estratégia

II.1.1 Fundamentos do processo de planeamento e estratégia

II.1.2 Fundamentos para a tomada de decisão

II.2. Organização

II.2.1. Fundamentos do processo organizacional

II.2.2. Dimensões e Formatos estruturais

II.3. Direção (Motivar, Liderar e Comunicar)

II.3.1 Motivação

II.3.2 Liderança

II.3.3 Comunicação e Cultura Organizacional

II.4. Controlo

Capítulo III – Funções Organizacionais

III.1 Inovação

III.2 Marketing

III.3 Gestão de Recursos Humanos

III.4 Outras Funções Organizacionais

Docente(s) responsável(eis)

José Miguel Cachulo Pereira

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Costa, T. (2021). Gestão Contemporânea: princípios, avanços, tendências e desafios (3ª ed.). Edições Sílabo.

Hague, P. (2023). The Business Models Handbook: The Tools, Techniques and Frameworks Every Business Professional Needs to Succeed. Kogan Page.

Robbins, S. P., Coulter, M. A. (2021). Management (15ª ed.). Pearson.

Hitt, M. A., Ireland, R. D., Hoskisson, R. E. (2020). Strategic Management: Concepts and Cases: Competitiveness and Globalization (13ª ed.). Cengage.

Teixeira, S. (2022). Gestão das Organizações (4ª ed.). Escolar Editora.