Conhecimentos de Base Recomendados
Língua portuguesa e inglesa.
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas (método expositivo) serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos, questões e temas exemplificativos da vida real oriundos da aplicação dos conceitos, teorias e modelos de gestão pelas diversas organizações. Desta forma, as metodologias de ensino e aprendizagem expositivas-participativas fomentarão a relação docente e alunos, estimulando estes últimos a participarem na discussão e identificação de exemplos ilustrativos dos conteúdos teóricos (método participativo). Adicionalmente, para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos e serão incentivados os alunos, individualmente ou em grupo, a realizar pequenos trabalhos de investigação / consolidação de conhecimentos durante as aulas e/ou fora destas. (método ativo). Em síntese, as metodologias de ensino utilizadas são:
M1. Aulas expositivas – Conceitos
M2. Participativas – Discussão de casos e exemplos;
M3. Ativas – Casos resolvidos pelos estudantes;
M4. Autoestudo – Preparação de avaliação individual.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas aptidões na área da gestão das organizações. Assim, a adoção de metodologias de ensino expositivas-participativas e ativas permitirão alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem /competências:
O1. Descrever os conceitos fundamentais de gestão e importância desta para o sucesso das organizações
O2. Distinguir as empresas segundo vários critérios de classificação
O3. Definir as funções, papéis e aptidões dos gestores e a sua relação com os níveis hierárquicos da empresa
O4. Explicar os modelos de globalização, de internacionalização, ética e responsabilidade social das empresas
O5. Descrever cronologicamente as teorias do pensamento em gestão
O6. Caracterizar as principais funções do gestor: Planear, Organizar, Dirigir (Motivar, Liderar, Comunicar) e Controlar
O7. Descrever as principais áreas funcionais de uma empresa: Inovação, Marketing, Recursos Humanos
Programa
Capítulo I – Introdução à Gestão, aos Gestores e às Organizações
I.1 Fundamentos da gestão
I.2 Globalização e internacionalização
I.3. Ética, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade
I.4 Evolução do pensamento em gestão
Capítulo II – Funções do Gestor
II.1. Planeamento e Estratégia
II.1.1 Fundamentos do processo de planeamento e estratégia
II.1.2 Fundamentos para a tomada de decisão
II.2. Organização
II.2.1. Fundamentos do processo organizacional
II.2.2. Dimensões e Formatos estruturais
II.3. Direção (Motivar, Liderar e Comunicar)
II.3.1 Motivação
II.3.2 Liderança
II.3.3 Comunicação e Cultura Organizacional
II.4. Controlo
Capítulo III – Funções Organizacionais
III.1 Inovação
III.2 Marketing
III.3 Gestão de Recursos Humanos
III.4 Outras Funções Organizacionais
Docente(s) responsável(eis)
José Miguel Cachulo PereiraEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Costa, T. (2021). Gestão Contemporânea: princípios, avanços, tendências e desafios (3ª ed.). Edições Sílabo.
Hague, P. (2023). The Business Models Handbook: The Tools, Techniques and Frameworks Every Business Professional Needs to Succeed. Kogan Page.
Robbins, S. P., Coulter, M. A. (2021). Management (15ª ed.). Pearson.
Hitt, M. A., Ireland, R. D., Hoskisson, R. E. (2020). Strategic Management: Concepts and Cases: Competitiveness and Globalization (13ª ed.). Cengage.
Teixeira, S. (2022). Gestão das Organizações (4ª ed.). Escolar Editora.