Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos

Resultados de Aprendizagem

• Analisar a “inovação” como processo interactivo e dinâmico.
• Discutir o contexto inovador nacional e competitivo, tendo presente a sociedade e economia baseadas no conhecimento.
• Apresentar a inovação como função estratégica, focando as diferentes alternativas de uma empresa aceder à tecnologia e à inovação.
• Caracterizar o processo de desenvolvimento de novos produtos e gestão da marca.
• Compreender as diferentes formas de proteger a propriedade intelectual e os mecanismos de financiamento da I&D e da inovação.
• Identificar as características culturais da empresa inovadora.
Competências a adquirir:
Descrever o processo de inovação
Efectuar auditorias tecnológicas
Distinguir diferentes modos e estratégias de inovação

Programa

1- A gestão da Inovação e seus processos

2- O contexto nacional e competitivo da inovação

3- Gestão estratégica da inovação

4- Desenvolvimento de novos produtos e gestão da marca

5- A propriedade intelectual e sua protecção

6- Marketing e desenvolvimento de novos produtos

7- O financiamento da inovação

8- A cultura da empresa inovadora

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Cristina Costa de Almeida Gomes

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Trott, Paul (2008) “Innovation Management and New Product Development”, 4ª ED, Pearson.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e
organizacionais, Monitor, Lisboa.
Takahashi, S. e Takahashi, V. P. (2007) Gestão de Inovação de Produtos, Campus, Rio de Janeiro.
Neves, Eurico (1997), “Inovar sem risco”, editorial Presença, Lisboa.
Dantas, J. (2001), “Gestão da Inovação”, Vida Económica, Porto. (*)
Marques, J. P. C. (1998) “A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso da
Universidade de Coimbra”, Almedina, Coimbra. (*)
Ribault, Jean-Michel, Martinet, Bruno e Lebidois, Daniel (1995), A Gestão das Tecnologias, 1º Edição, Lisboa,
Publicações Dom Quixote.