Resultados de Aprendizagem
Transmitir aos alunos conhecimentos sobre conceitos, técnicas e práticas usadas na elaboração de planos e
controles de marketing.
Programa
O plano de marketing como elemento componente do plano corporativo da empresa
O processo de planeamento e a preparação do plano de marketing
Modelos e técnicas usadas para a preparação do plano de marketing
Base de dados para a preparação do plano de marketing
Análise de situações: análise dos pontos fortes e fracos e a identificação de ameaças e oportunidades
Estabelecimento dos objectivos e metas de marketing
Estratégias, tácticas e planos de acção
Plano de acção: produção (propaganda, merchandising, relações públicas, promoção de vendas)
Plano de acção: venda pessoal
Plano de acção: distribuição (canais e distribuição física)
Preparação de orçamento e demonstrativos financeiros
Redacção do documento do plano de marketing
Docente(s) responsável(eis)
Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo MarcosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Blois, Keith, The Oxford Textbook of Marketing, Oxford University Press, 2000
Kotler, P., Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation and Control, Englewood Cliffs, New
Jersey, Prentice-Hall, 2007
Riezebos, Rik (with Bas Kist and Gert Kootstra), Brand Management – A theoretical and practical approach,
Prentice-Hall, 2003
Wood, Marion B., The Marketing Plan Handbook, Pearson, Prentice-Hall, 3rd edition, 2008