Resultados de Aprendizagem
Trata-se de uma disciplina de formação complementar (disciplina de opção),
destinada a proporcionar aos alunos informação nuclear sobre os direitos do
consumidor.
Neste novo domínio jurídico, o programa da disciplina pretende fornecer aos alunos
uma perspectiva ampla e consistente que lhes permita:
a) Conhecer o quadro legal dos direitos dos consumidores;
b) Assegurar os direitos dos consumidores num mercado global e competitivo;
c) Identificar os instrumentos de resolução de conflitos de consumo.
Programa
I – INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMO
II – PROTECÇÃO DO CONSUMIDOR
III – FONTES DO DIREITO DO CONSUMO
IV – DIREITO DOS CONTRATOS
1.O princípio da proibição das cláusulas abusivas.
2.Os contratos de consumo.
3.Contratos celebrados fora do estabelecimento comercial.
4.Os contratos à distância, no domicílio e por meios electrónicos.
5.Vendas automáticas, vendas em cadeia, vendas forçadas e vendas ligadas.
6.Vendas com redução de preço.
7.Tutela do consumidor na Internet.
V – A PUBLICIDADE.
8.Sentidos do termo “Publicidade”.
9.Princípios reguladores da actividade publicitária.
10.A publicidade domiciliária.
11.A publicidade televisiva.
VI – RESPONSABILIDADE DO PRODUTOR
12.O princípio da responsabilidade por factos ilícitos.
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13.A responsabilidade.
14.A noção de defeito.
15.Danos indemnizáveis.
VII – MEIOS PROCESSUAIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR
16.O recurso aos novos meios extrajudiciais.
17.Arbitragem.
18.Os meios judiciais.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Nuno Horta Correia RamirezEstágio(s)
NAO
Bibliografia
ALMEIDA, Teresa (1997). Lei de Defesa do Consumidor: Anotada. Lisboa : Instituto do
Consumidor.
CALVÃO DA SILVA, João (1990). Responsabilidade Civil do Produtor. [Colecção Teses].
Coimbra : Livraria Almedina.
CALVÃO DA SILVA, João (2006). Venda de bens de consumo. – 3.ª ed. – Coimbra: Livraria
Almedina.
CAPELO, Maria José (1999). “A lei de Arbitragem Voluntária e os Centros de
Arbitragem de Conflitos de
Consumo (Breves considerações)”. In: Estudos de Direito do Consumidor, n.º 1.
CARRAPIÇO, Joaquim [Org.] (1997). Arbitragem de Conflitos de Consumo. Lisboa:
Instituto do Consumidor.
FERREIRA DE ALMEIDA, Carlos (1982). Os Direitos dos Consumidores. Coimbra:
Livraria Almedina.
GERALDES, Ana Luísa (1999). O Direito da Publicidade. Lisboa : Instituto do
Consumidor.
LIS, Jorge Pegado (1999). Introdução ao Direito e à Política do Consumo. Lisboa:
Editorial Notíc
LOUREIRO, João ; SILVA, Catarina Pais (2003). Código da Publicidade. Lisboa:
Megameios.