Metodologias de Investigação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de situações e casos concretos. 

Irá também ser promovida a sala de aula invertida e a aprendizagem colaborativa, onde os estudantes terão oportunidade de expor temas e partilhar experiências. 

Desta forma pretende-se que os estudantes apreendam os conteúdos programáticos e adquiram as competências definidas.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem:

  • Contextualizar o processo de investigação em Ciências Sociais;
  • Apresentar as etapas do processo de investigação;
  • Destacar a importância do problema de investigação e seleção do tema, bem como da construção do modelo de análise;
  • Sensibilizar os alunos para a atividade de investigação, sublinhando a relevância de uma boa revisão de literatura, da escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a recolha de dados e seu tratamento;
  • Relevar a metodologia de estudo de casos em Gestão.

Competências a adquirir:

  • Identificar temas e problemas de investigação
  • Construir um modelo de análise
  • Desenvolver um plano de Dissertação, Projeto ou Estágio

 

Programa

I – O processo de pesquisa e redação

1.1. Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
1.2. Estrutura de uma dissertação /trabalho de projeto / relatório de estágio.
1.3. Como elaborar uma proposta de trabalho.
1.4. Ferramentas informáticas de apoio à investigação.

II – A ética na investigação.

III – Tópicos de investigação relevantes na área da contabilidade e gestão pública, selecionados para integrar seminários.

IV – O processo de investigação

4.1 Processo da investigação: a escolha do tema, definição do problema, escolha da estratégia de investigação, a revisão da literatura e aplicação do método investigação selecionado.
4.2. Desenho da investigação: objetivo, questões de investigação, identificação das variáveis, formulação do modelo e definição das hipóteses.
4.3. Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados e de análise dos dados.

4.4. Métodos qualitativos e quantitativos
4.5. Apresentação e interpretação dos resultados.

 

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Travassos Conde

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.

Coutinho, C. P. (2020). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ª Edição). Actual Editora.

Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.

Hill, M. e Hill. A. (2012). Investigação por questionário, 2.ª edição. Sílabo.

Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics, 8.ª edição. ReportNumber.

Newbold, P., Carlson, W.L. and Thorne, B.M. (2020). Statistics for Business and Economics, 9th edition. Pearson.
Pestana, M.H. e Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, 6.ª edição. Sílabo

Sekaran, U. & Bougie, R. (2013). Research Methods for Business, John Wiley & Sons.

Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 5ª.ed. São Paulo: Bookman.