Metodologias de Investigação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

  • ME1. Sessões Teórico-Práticas Interativas: Apresentação de temas ilustrados com o debate de situações e casos concretos.
  • ME2. Sala de Aula Invertida (Inverted Classroom): Promoção de aprendizagem colaborativa onde os estudantes expõem temas e partilham experiências.
  • ME3. Orientação Tutorial: Apoio personalizado na construção do modelo de análise e plano de trabalho individual.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):

  • OA1. Contextualizar o processo de investigação científica no âmbito das Ciências Sociais.
  • OA2. Identificar e aplicar as etapas fundamentais de um processo de investigação, desde a seleção do tema até à interpretação de resultados.
  • OA3. Formular problemas de investigação pertinentes e construir modelos de análise fundamentados.
  • OA4. Executar revisões de literatura críticas e selecionar métodos de recolha e tratamento de dados adequados.
  • OA5. Aplicar e defender a metodologia de estudo de caso em contextos de Gestão.

As competências (CD) a adquirir são:

  • CD1. Pensamento Crítico: Capacidade de identificar lacunas de conhecimento e formular problemas de investigação originais.
  • CD2. Aplicação Técnica: Capacidade de estruturar modelos de análise e desenvolver planos de Dissertação, Projeto ou Estágio.
  • CD3. Comunicação e Defesa Técnica: Demonstrar aptidões de exposição oral e fundamentação das opções metodológicas perante pares.

Programa

P1 – O processo de pesquisa e redação

1.1. Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
1.2. Estrutura de uma dissertação /trabalho de projeto / relatório de estágio.
1.3. Como elaborar uma proposta de trabalho.
1.4. Ferramentas informáticas de apoio à investigação.

P2 – A ética na investigação.

P3 – Tópicos de investigação relevantes na área da contabilidade e gestão pública, selecionados para integrar seminários.

P4 – O processo de investigação

4.1 Processo da investigação: a escolha do tema, definição do problema, escolha da estratégia de investigação, a revisão da literatura e aplicação do método investigação selecionado.
4.2. Desenho da investigação: objetivo, questões de investigação, identificação das variáveis, formulação do modelo e definição das hipóteses.
4.3. Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados e de análise dos dados.

4.4. Métodos qualitativos e quantitativos
4.5. Apresentação e interpretação dos resultados.

 

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Travassos Conde

Métodos de Avaliação

Os estudantes podem optar por um de dois regimes de avaliação:

A) Avaliação Contínua

  • MA1. Realização de um trabalho teórico em grupo (2 a 3 alunos) (tema a definir) (15%) e apresentação oral (10%).
    • Diretriz IA: Permitido o Nível 2 (apoio à redação e rascunho). É obrigatória a entrega da declaração de prompts utilizados.
  • MA2. Plano de Trabalho Final e Defesa Oral (50%): Construção do plano de Dissertação/Projeto/Estágio com apresentação e defesa presencial individual (Caráter obrigatório).
  • MA3. Trabalho Prático Individual (25%): Realizado no computador na aula.

Fórmula de Classificação Final (CF): Aprovação com CF ≥ 9,5 valores.

CF = 0,15 x MA1+0,10 x MA1+ 0,5 x MA2 + 0,25 x MA3


B) AVALIAÇÃO POR EXAME (Épocas Normal/Recurso/Especial):
●MA4. Exame Escrito Individual (50%)

●MA5. Plano de Trabalho Final e Defesa Oral (40%): Construção do plano de Dissertação/Projeto/Estágio com apresentação e defesa presencial individual (10%) (Caráter obrigatório).



 

 


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.

    Coutinho, C. P. (2020). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ª Edição). Actual Editora.

    Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.

    Hill, M. e Hill. A. (2012). Investigação por questionário, 2.ª edição. Sílabo.

    Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics, 8.ª edição. ReportNumber.

    Newbold, P., Carlson, W.L. and Thorne, B.M. (2020). Statistics for Business and Economics, 9th edition. Pearson.
    Pestana, M.H. e Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, 6.ª edição. Sílabo

    Sekaran, U. & Bougie, R. (2013). Research Methods for Business, John Wiley & Sons.

    Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.

    Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 5ª.ed. São Paulo: Bookman.