Conhecimentos de Base Recomendados
1. Fundamentos de Gestão e Administração
Princípios de organização, planeamento e tomada de decisão
Estrutura e funcionamento das organizações públicas e privadas
2. Gestão de Recursos Humanos
Subsistemas de RH: recrutamento, formação, avaliação, recompensas
Noções de cultura organizacional, motivação e desempenho
3. Comportamento Organizacional
Dinâmicas de grupo, estilos de liderança e comunicação interpessoal
Gestão de conflitos, influência e poder nas organizações
4. Metodologias de Investigação e Diagnóstico
Técnicas de recolha de dados: inquéritos, entrevistas, observação
Análise qualitativa e quantitativa aplicada a contextos organizacionais
5. Competências Transversais
Trabalho colaborativo e comunicação assertiva
Pensamento crítico, ética profissional e capacidade de adaptação
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular estão articuladas com um modelo pedagógico ativo, centrado no aluno, que promove a integração entre a teoria e a prática, o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas e a aplicação em contextos organizacionais reais. Haverá ainda assim sessões expositivas baseadas na apresentação de conceitos teóricos essenciais, relacionadas com os conteúdos programáticos Estratégias Emergentes na Gestão de Talentos e Psicologia Organizacional Aplicada. As abordagens mais interativas permitem aos alunos questionar, refletir e relacionar os conceitos apresentados com as suas próprias experiências ou com casos concretos. Com a análise de estudos de caso os alunos são desafiados a trabalhar em grupo na análise de situações organizacionais que exploram conteúdos como Liderança em Organizações Complexas ou Negociação e Gestão de Conflitos. Essa prática promove a compreensão contextualizada dos conceitos e desenvolve competências como o pensamento estratégico e a resolução de problemas. São também usadas simulações e role-playing em que os alunos assumem papéis como liderar uma equipa em Sistemas de Alta Performance ou mediar conflitos em Negociação e Gestão de Conflitos, reforçando-se assim competências transversais como a liderança colaborativa e o trabalho em equipa.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Liderança e Gestão de Equipas visa promover a aplicação prática dos conceitos abordados, através de metodologias ativas e participativas. Os principais objetivos são:
i) Compreender e aplicar estratégias de liderança e gestão de equipas em contextos organizacionais diversos, com especial enfoque na administração pública e no terceiro setor;
ii) Desenvolver competências analíticas para a tomada de decisão, incluindo técnicas de negociação, gestão de conflitos e resolução colaborativa de problemas;
iii) Integrar princípios de Gestão de Recursos Humanos na liderança de equipas, com atenção à motivação, retenção de talento e avaliação de desempenho;
iv) Estimular competências transversais como trabalho em equipa, pensamento estratégico, comunicação eficaz e liderança colaborativa.
Competências a Desenvolver
Ao concluir a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
a) Aplicar modelos e estilos de liderança adequados a diferentes contextos organizacionais;
b) Diagnosticar dinâmicas de equipa e propor estratégias de melhoria;
c) Gerir conflitos e negociar soluções em ambientes complexos;
d) Participar e liderar equipas de forma colaborativa, promovendo a coesão e o desempenho coletivo;
e) Refletir criticamente sobre práticas de liderança e gestão, com base em estudos de caso e evidência empírica.
Programa
1. Estratégias Emergentes na Gestão de Talentos na Administração Pública e Terceiro Setor
1.1 Tendências atuais em gestão de talentos: propósito, flexibilidade e impacto social
1.2 Modelos de atração e retenção no setor público e organizações sociais
1.3 Gestão por competências e mapeamento estratégico de perfis
1.4 Políticas inclusivas e valorização da diversidade
1.5 Indicadores de eficácia na gestão de talentos
2. Integração de Processos de Aprendizagem Organizacional com Desenvolvimento de Equipas
2.1 Ciclos de aprendizagem organizacional: individual, grupal e institucional
2.2 Equipas como unidades de aprendizagem e inovação
2.3 Ferramentas colaborativas e gestão do conhecimento
2.4 Feedback, reflexão e melhoria contínua
2.5 Cultura de aprendizagem e liderança pedagógica
3. Liderança em Organizações Complexas e Contextos de Mudança Disruptiva
3.1 Estilos de liderança adaptativa e transformacional
3.2 Tomada de decisão em ambientes voláteis e incertos (VUCA)
3.3 Liderança em redes, parcerias e ecossistemas colaborativos
3.4 Gestão da mudança e resistência organizacional
3.5 Ética, transparência e liderança em tempos de crise
4. Sistemas de Alta Performance: Cultura, Estrutura e Dinâmica de Equipas
4.1 Transformação Digital e Inovação na Liderança
4.2 Características de equipas de alto desempenho
4.3 Dinâmicas de grupo, coesão e inteligência coletiva
4.5 Avaliação e desenvolvimento contínuo de equipas
5. Psicologia Organizacional Aplicada: Motivação e Comprometimento no Contexto de Transformações
5.1 Teorias motivacionais aplicadas à gestão de equipas
5.2 Fatores de comprometimento e engajamento organizacional
5.3 Bem-estar, saúde mental e segurança psicológica
5.4 Reconhecimento, recompensas e sentido de pertença
5.5 Psicodinâmica das relações de trabalho em contextos instáveis
6. Negociação e Gestão de Conflitos em Ambientes e Organizações de Alta Complexidade
6.1 Tipologias de conflito e estratégias de resolução
6.2 Técnicas de negociação colaborativa e mediação
6.3 Comunicação assertiva e escuta ativa
6.4 Gestão de interesses múltiplos e dilemas éticos
6.5 Casos práticos: conflitos em equipas interdisciplinares e redes institucionais
Docente(s) responsável(eis)
João Pedro Dias Fontes CostaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Fortes da Costa, R. (2012). Equipas de alto rendimento: Saber liderar equipas de trabalho. Lisboa: Editora RH.
Goleman, D., Boyatzis, R., & McKee, A. (2007). Os novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. Lisboa: Gradiva.
Northouse, P. G. (2022). Leadership: Theory and Practice (9th ed.). Sage Publications.
Katzenbach, J. R., & Smith, D. K. (2021). The Wisdom of Teams: Creating the High-Performance Organization. Harvard Business Review Press.
Linley, P.A., Harrington, S., & Garcea, N. (2010). Oxford handbook of positive psychology and work. NY: Oxford University Press.
Yukl, G. (2020). Leadership in Organizations (9th ed.). Pearson.
Robbins, S. P., & Judge, T. A (2021). Comportamento Organizacional (18ª ed.). Pearson
Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2020). Developing Management Skills (10th ed.). Pearson