Projeto de Investigação Aplicada I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Metodologias de Investigação Científica. 

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino combina uma abordagem expositiva, destinada à apresentação e fundamentação dos principais conceitos e conteúdos, com estratégias centradas na resolução de problemas e na realização de pesquisas estruturadas e sistemáticas da literatura.

O debate e a análise de artigos científicos serão incentivados, bem como o uso de ferramentas de clustering de referências e de análise cronológica.
Além disso, a integração de seminários com especialista e investigadores nas várias áreas de conhecimento irá enriquecer e robustecer a aprendizagem no âmbito dos Sistemas e Tecnologias de Informação. Os trabalhos de investigação serão ainda debatidos em aula de forma a promover a revisão por pares e a crítica construtiva aos trabalhos de investigação em curso.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo principal:
Desenvolver a base teórica e metodológica do trabalho de investigação, preparando o aluno para a concretização do estudo proposto.
Objetivos específicos:
O1. Caracterizar o problema de investigação, na área dos Sistemas de Informação de Gestão.
O2. Formular objetivos e questões ou hipóteses de investigação.
O3. Estruturar uma sólida revisão da literatura.
O4. Planeamento Metodológico – Escolha dos métodos mais adequados ao problema e instrumentos de recolha de dados.
O5. Projeto de Investigação – Redigir e submeter um documento que detalhe o tema, revisão da literatura, metodologia e plano de execução.
Competências:
C1. Competências de Escrita Científica: elaboração de um documento que abranja a caracterização do problema, objetivos, questões de investigação, revisão de literatura e plano metodológico detalhado.
C2. Argumentação de Pressupostos e Opções Metodológicas: Discussão preliminar da investigação e defesa do planeamento metodológico da investigação.

Programa

1. O Trabalho e a Estrutura do Projeto de Investigação
– Gestão de Tempo e ferramentas de produtividade
– Identificar os critérios éticos e legais relacionados à investigação
– Elaborar do índice do documento
2. O Problema de Investigação
– Caracterizar e justificar o problema de investigação
– Desenvolver as questões de investigação e/ou hipóteses.
3. Revisão Estruturada e Sistemática da Literatura
– Metodologia PRISMA
– Análise Bibliométrica e clusters com VOSviewer
4. Planeamento Metodológico
– Identificar frameworks e definir a abordagem metodológica.
– Explorar ferramentas tecnológicas ou modelos a aplicar.
– Identificar instrumentos ou ferramentas e Protótipos (se aplicável)
– Estudo de métodos qualitativos vs. quantitativos.
5. Escrita do Trabalho de Investigação
– Clareza e rigor da escrita científica
– As regras e as normas de formatação
– Regras de citação e de referenciação bibliográfica (APA, IEEE).

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Mendes Pedrosa

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Felix, J.H.S. (2018) Como Escrever Bem. Projeto de Pesquisa e Artigo Científico, Editora Appris,
https://zoboko.com/text/xwwv4q69/como-escrever-bem-projeto-de-pesquisa-e-artigo-cientifico/, accessed on 22 December 2024.
Oliveira, L. A. (2018). Escrita Científica: Da Folha em Branco ao Texto Final, Lidel, ISBN 9789897523403.
Oliveira, L. A. (2018). Ética em Investigação Científica, Lidel, ISBN 9789727579426
Figueiredo, A.D. (2023). Artificial Intelligence Skills and Tools for Research, https://www.researchgate.net/publication/376409542, accessed on 4 December 2024.
Figueiredo, A.D. (2023). ChatGPT: O bom, o mau e o falso. Coimbra Cooletiva, https://coimbracoolectiva.pt/vozes/antonio-diasfigueiredo/opiniao-chatgpt-o-bom-o-mau-e-o-falso/, accessed on 4 December 2024.
Em cada edição serão facultados, no portal académico, Elementos de Apoio à UC , contemplando todos os elementos de produção própria, para suporte pedagógico à UC.