Planeamento e Preparação de Obras

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos específicos.

Métodos de Ensino

Nas aulas o conteúdo é, normalmente, desenvolvido e exposto recorrendo a meios audiovisuais. Nas aulas práticas são também resolvidos problemas aplicados, analisados casos de estudo.

 

Resultados de Aprendizagem

Saber planear, dirigir, controlar e fiscalizar uma empreitada.

Programa

Módulo 1 – Estaleiros: definição da planta de estaleiro, incluindo equipamento, circulações, armazéns e segurança.

Módulo  2 – Gestão de resíduos: obrigações dos vários intervenientes durante todo o processo.

Módulo 3 – Planeamento de obras: definição de produtividades e constituição de equipas, precedências e sequência das atividades, cálculo de prazos, elaboração de diagramas de planos de trabalhos (Gantt e PERT/CPM), software de apoio.

Módulo 4 –  Procura de alternativas, encomendas de materiais, elaboração de mapas comparativos de propostas, gestão de subempreitadas.

Módulo 5 – Fiscalização da obra. Qualidade na construção.

Docente(s) responsável(eis)

Adriano Fresco das Neves Simões Pião

Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina terá duas componentes na nota final, avaliação periódica e a realização de um exame final.

A componente de avaliação periódica toma a forma de trabalhos práticos individuais e/ou a realizar em grupo, com o peso de 30%  O exame final, a realizar na ultima aula, com o peso de 70%, poderá ser substituído por vários testes escritos ao longo do semestre.

A Aprovação requer a obtenção de pelo menos 9,5 valores na avaliação global, sendo que, o aluno terá de atingir cotações mínimas de 25% (vinte e cinco) no exame e trabalhos realizados, sendo que para Notas Finais superiores a 17 valores, será solicitada uma defesa oral.

Aos alunos que não alcançarem a classificação mínima estabelecida será atribuída, como resultado final e global da avaliação, a nota de 7.00 valores.

O exame referido será preferencialmente escrito, podendo tomar a forma de prova oral nas situações em que tal se venha a revelar mais adequado, nomeadamente nas Épocas Especiais e de Dirigentes Associativos.

Relativamente aos Trabalhos Práticos, considera-se que a sua componente na avaliação constará de todas as épocas, não sendo de considerar trabalhos elaborados em anos letivos anteriores.

A assiduidade é o previsto na legislação em vigor.


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Fonseca, M. Santos  (2010). “Curso sobre Regras da Medição na Construção”. LNEC

    Reis, A. Correia (2007). “Organização e Gestão de Obras”. Lisboa, Edições Técnicas ETL, Lda, 

    Rodrigues, João Coutinho (1999). “Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia”.  Coimbra, Ediliber 

    Farinha, J.,S. Brazão. “Planificação de Obras”

    “Coordenação, Direção e Gestão de Obra”. Verlag Dashofer

    Legislação em vigor