Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Electrónica
Conhecimentos de Análise de Circuitos
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (com apresentação de diapositivos)
Aulas práticas em regime presencial (resolução de exercícios, ferramentas de simulação, apresentação de diapositivos, trabalhos em grupo)
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular Electrónica Industrial propõe-se dar formação aos estudantes no que diz respeito à análise dos principais dispositivos semicondutores de potência e do funcionamento de topologias básicas de conversores de eletrónica de potência. Pretende-se que no final da unidade curricular o estudante identifique as topologias necessárias à conversão CC/CC, CC/CA, CA/CC bem como a sua correta sequenciação em etapas de conversão. O aluno deverá ser capaz de caracterizar os principais sinais recorrendo ao cálculo de valores médios e eficazes. Serão introduzidas noções de carga não-linear, conteúdo harmónico e impacto no fator de potência. Pretende-se também que o aluno seja capaz de relacionar as topologias de conversores com aplicações industriais tais como accionamentos, integração de energias renováveis, iluminação, alimentação de cargas isoladas, mobilidade elétrica, entre outras. O estudante deverá ser capaz de utilizar ferramentas de simulação para analisar o funcionamento dos conversores estudados e proceder ao projecto simplificado dos mesmos, bem como ser capaz de desenhar as respetivas placas de circuito impresso com ferramentas de software dedicadas. O aluno será confrontado com a implementação de algumas topologias em ambiente laboratorial.
Programa
1. Dispositivos semicondutores de potência: Díodo, tirístor, MOSFET, IGBT; limites e características.
2. Introdução aos conceitos da conversão CC/CC, CC/CA, CA/CC em regime permanente.
3. Caracterização de sinais periódicos no contexto da eletrónica de potência e noções de carga não-linear.
4. Topologias básicas de conversão e problemáticas associadas: CA/CC (rectificadores monofásicos e trifásicos), CC/CC (buck, boost, buck-boost); CC/CA (inversores monofásicos e trifásicos).
4. Ferramentas de simulação e ferramentas de desenho de conversores em placas PCB.
5. Conversores de eletrónica de potência em aplicações industriais.
Docente(s) responsável(eis)
Marina Mendes Sargento Domingues PerdigãoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Ahmed, A. (2008). Eletrônica de potência. Pearson Education Do Brasil.
Hart, Daniel (2016), Electrónica de Potência, Análise de Projetos de circuitos, McGraw Hill
Textos de apoio e material didático a ser fornecido pelo docente responsável (folha de problemas, diapositivos de acompanhamento de aulas teóricas);