Conhecimentos de Base Recomendados
Consideram-se recomendados os conhecimentos abordados nas seguintes unidades curriculares:
- Introdução às Redes de Dados
- Switching
- Encaminhamento
Métodos de Ensino
Aulas teóricas:
Apresentação e discussão participada dos temas abordados com foco no pensamento crítico sobre os aspetos mais relevantes das respostas tecnológicas atuais.
Aulas práticas:
Análise de cenários de implementação para as várias tecnologias tratadas. Utilização de solução de simulação. Parametrização, em ambiente laboratorial, com equipamento físico, de cenários de aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo a aquisição de competências ao nível das tecnologias WAN, envolvendo as camadas física e de ligação de dados do modelo OSI. Pretende-se que os alunos (i) entendam as normas envolvidas na cablagem física, (ii) descrevam as tecnologias X.25, RDIS e Frame-Relay, (iii) configurem os protocolos HDLC e PPP, (iv) apliquem os conceitos de NAT/PAT, (v) utilizem as redes privadas virtuais, (vi) conheçam o mecanismo MPLS e (vii) estudem a marcação múltipla de quadros.
Programa
1. Normas e cablagem
2. RDIS, X.25 e Frame Relay
3. HDLC e PPP
4. NAT/PAT
5. MPLS
6. Q-in-Q (IEEE 802.1ad)
Docente(s) responsável(eis)
Ernesto José Neves AssunçãoMétodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Ficha de trabalho 1 - 25.0%
- - Ficha de trabalho 2 - 25.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Monteiro, E. & Boavida, F. (2011). Engenharia de Redes Informáticas. FCA.
Véstias, M. (2016). Redes Cisco – para Profissionais. FCA.