Conhecimentos de Base Recomendados
n.a.
Métodos de Ensino
A abordagem à unidade curricular assenta principalmente no método expositivo. Na sequência da aquisição dos conhecimentos teóricos serão executados exemplos de aplicação que incluirão a troca de ideias, abordagem e resolução dos problemas pelos próprios alunos no decorrer da aula. Em alguns dos conteúdos da unidade curricular, os alunos terão contacto com materiais, estruturas e máquinas, assim como a alguns ensaios experimentais, que lhes permitirão cimentar os conceitos teóricos e teórico-práticos.
Resultados de Aprendizagem
Definem-se como principais objetivos da unidade curricular: a) Obter uma compreensão básica sobre os materiais em termos de classes, propriedades e aplicações; b) Conhecer e distinguir os diferentes tipos de tratamentos térmicos de aços e compreender os respetivos resultados; c) Compreender os conceitos, interpretação, análise e dimensionamento dos principais elementos estruturais; d) Compreender os procedimentos envolvidos nos processos de seleção e dimensionamento dos principais elementos de máquinas; e) Obter conhecimento ao nível dos materiais e compreender a sua importância no contexto das estruturas mecânicas e dos elementos orgânicos de máquinas.
Programa
Módulo 1 – Materiais Classes de materiais: materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos; Propriedades mecânicas dos materiais: resistência mecânica, ductilidade, tenacidade e dureza; Conceito de força, alongamento, tensão e deformação; Ligas metálicas: ligas ferrosas – aços não ligados e ligados, ferros fundidos e aços inoxidáveis; ligas não ferrosas – ligas de alumínio, ligas de cobre e ligas de zinco; Tratamentos térmicos de aços: recozimento, têmpera, revenido, têmpera superficial, cementação e nitruração; Corrosão de metais: Conceito de corrosão e princípios químicos; Tipos de corrosão, fatores e consequências da corrosão; Proteção contra a corrosão. Módulo 2 – Resistência dos Materiais: Solicitação mecânica, condições de apoio e esforços; Elementos estruturais; Solicitação axial, solicitação à torção e solicitação à flexão; Conceito de dimensionamento estrutural à resistência e à rigidez. Módulo 3 – Elementos de Máquinas: Transmissões mecânicas flexíveis; Engrenagens; Chumaceiras; Veios e uniões; Fadiga; Parafusos; Molas; Juntas soldadas; Freios e embraiagens.
Docente(s) responsável(eis)
Celestino Tavares da VeigaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Beer, F., Johnston, E., DeWolf, J., & Mazurek, D. (2012). Mechanics of materials. McGraw-Hill.
Branco, C. M., Ferreira, J. M., Costa, J. D., & Ribeiro, A. S. (2005). Projecto de órgãos de máquinas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Hibbeler, R. C. (2010). Resistência dos materiais (7ª ed.). Pearson Editora.
Norton, R. (2004). Projeto de máquinas: Uma abordagem integrada (2ª ed.). Bookman.
Silva, L. M., Alves, J. L., & Marques, A. (2013). Materiais de construção. Publindústria.
Smith, W. F. (1998). Principais de ciência e engenharia de materiais. McGraw-Hill de Portugal.