Gestão Oficinal no Setor Automóvel

Conhecimentos de Base Recomendados

Bases obtidas no ensino secundário.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto.
Nas aulas teórico-práticas é complementada a exposição teórica e são analisadas as boas práticas de gestão oficinal no setor automóvel.

 

 

Resultados de Aprendizagem

» Desenvolver um lay-out e a estrutura funcional de uma unidade de negócio do sector automóvel;
» Aplicar práticas de gestão oficinal no setor automóvel;
» Estabelecer planos de manutenção de um automóvel e de frotas de veículos;
» Gerir um armazém de peças e ferramentas de uma oficina de manutenção e reparação;
» Estabelecer planos de manutenção de um automóvel e de frotas de veículos;
» Implementar indicadores de qualidade e requisitos de auditoria;
» Conhecer e implementar novas políticas organizacionais.

Programa

LAYOUT DA FICINA E ESTRUTURA FUNCIONAL
Layout perfeito de uma oficina; Estrutura orgânica e funcional: Organograma; Rácios de produtividade: valores recomendados; Profissiogramas.
PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO OFICINAL
Processos e métodos de trabalho; Organização do posto de trabalho; Uso de manuais e documentação técnica; Identificação de peças no catálogo TECDOC; Fichas de registos de tempos de execução e tempos de utilização dos equipamentos; Métodos de planeamento: Mapas Gantt, Mapas PERT e Mapas CPM.
PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO OFICINAL
Preparação do trabalho; Programa diário e semanal de operações; Mapas de carga de equipamentos e mão-de-obra; Gestão simplificada dos tempos de trabalho; Custo horário de mão-de-obra; Tempários.
ORÇAMENTAÇÃO DA REPARAÇÃO
Competências do orçamentista; Sistemas informáticos; Estimativa orçamental da reparação; Ordens de reparação.
CONTROLO DA REPARAÇÃO
Controlo d processo de reparação; Reparação de viaturas sinistradas; Funcionamento do processo de reparação de viaturas de companhias de seguros.
PÓS-VENDA E GARANTIAS
Processo básico de garantias automóvel; Elaboração, controlo e fiscalização das garantias; Procedimentos, aspetos legais e responsabilidade civil da manutenção automóvel.
NORMA DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS
Requisitos da gestão dos materiais. Norma de codificação de materiais. Consumo de materiais.
GESTÃO DO ARMAZÉM
Funções da gestão do armazém. Arrumação física. Receção física dos materiais. Entradas para armazém. Saídas de armazém. Eleição dos artigos de armazém e definição de quantidades.
APROVISIONAMENTOS
Processo de encomenda; Contratos; Aprovisionamento de materiais; Quantidade económica de encomenda.
INDICADORES DA QUALIDADE E AUDITORIA
Elaboração de indicadores de gestão. Auditorias, inspeções oficiais e certificados.
NOVAS POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS
5S. Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act). 6 Sigma (Melhoria de processos e eliminar defeitos). Método A3 (Questionário para resolver problemas). Matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência). Diagrama de Ishikawa (Diagrama causa-efeito). Brainstorming. Análise SWOT.

Docente(s) responsável(eis)

António Santos Simões

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

a) Bibliografia:
CABRAL, J. (2016). Gestão da manutenção de equipamentos, instalações e edifícios, LIDEL. ISBN: 978-989-752-476-9;
CABRAL, J. (2006). Organização e gestão da manutenção, LIDEL. ISBN: 978-972-757-440-7;
Manual do CEPRA de Gestão Oficinal.
b) Recursos didáticos usados na lecionação:
Diapositivos elaborados pelo docente.