Poluição Atmosférica e Tratamento de Efluentes Gasosos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As aulas teóricas incidirão na exposição dos conteúdos, recorrendo sempre que possível à apresentação de exemplos práticos, e as aulas teórico-práticas na resolução de questões e problemas de aplicação. Nas aulas teórico-práticas, após uma discussão genérica sobre as questões e problemas, os alunos são incentivados a prosseguir com as suas resoluções, sendo no final efetuada uma discussão das respostas e resultados obtidos.

 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular fornece aos alunos conhecimentos sobre os principais problemas associados à poluição atmosférica e sobre os processos mais comuns de tratamento de efluentes gasosos. Após uma introdução ao tema da poluição atmosférica, são identificados os principais poluentes e são descritos os principais sistemas de tratamento de efluentes gasosos.

Pretende-se que no final da frequência desta unidade curricular os alunos: i) estejam sensibilizados e compreendam as principais ameaças em termos de poluição atmosférica; ii) identifiquem e saibam o efeito dos principais poluentes atmosféricos com origem antropogénica; iii) identifiquem e percebam o funcionamento dos principais sistemas de controlo das emissões industriais para a atmosfera; iv) conheçam os principais requisitos legais em matéria de poluição do ar.

Programa

1. Principais problemas ambientais associados à poluição atmosférica

Principais problemas ambientais, contaminantes e efeitos no meio ambiente: emissão de gases com efeito de estufa, depleção da camada de ozono, deposição ácida, poluição fotoquímica, matéria particulada, metais pesados, compostos orgânicos voláteis.

2. Qualidade do ar, legislação ambiental e métodos de análise

Indicadores da qualidade do ar. Legislação ambiental em matéria do ar e efluentes gasosos. Amostragem industrial e métodos de análise.

3. Sistemas de tratamento de efluentes gasosos

Transporte pela atmosfera. Descrição dos equipamentos e características principais: sistemas de remoção de partículas, sistemas físico-químicos e biológicos de tratamento de poluentes gasosos. Vantagens, aplicações ao tratamento de efluentes gasosos industriais e custos.

Docente(s) responsável(eis)

António Luis Pereira Amaral

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Amaral, A.L. (2021). Sebenta da disciplina. ISEC (disponível no InforEstudante).

2. Schnelle Jr., K.B., Brown, C.A. (2002). Air pollution control technology handbook. CRC Press. ISBN 0-8493-9588-7

3. Perkins, H.C. (1974). Air pollution. New York: Mc Graw-Hill (disponível na biblioteca do ISEC: 7-12-10).

4. Cheremisinoff, N.P. (2002). Handbook of air pollution prevention and control. Elsevier. ISBN 0-7506-7499-7

5. de Nevers (2000). Air Pollution Control Engineering. Waveland Press, Inc.

6. European IPPC Bureau. (2003). Reference Document on Best Available Techniques in Common Waste Water and Waste Gas Treatment/Management Systems in the Chemical Sector. Sevilha: Integrated Pollution Prevention and Control.

7. Seinfeld, J.H. (1978). Contaminación atmosférico: fundamentos físicos y químicos. Madrid: Instituto de Estudios de Administración Local.