Cálculo I

Conhecimentos de Base Recomendados

Trigonometria e geometria elementar; Estudo de funções e suas inversas; Funções Trigonométricas; Cálculo Diferencial.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas, é aplicado o método expositivo para a explanação introdutória da matéria, com exemplificação através da resolução de exercícios, visando à aquisição de conhecimento básico. Nas restantes aulas, utiliza-se a resolução partilhada, individual e/ou em grupo de exercícios, que conduzem à compreensão e aplicação dos conteúdos programáticos, bem como a atividades específicas de síntese e análise.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular é promover a aprendizagem dos conceitos matemáticos, de modo a que o estudante desenvolva a capacidade de raciocínio e as competências necessárias para compreender e aplicar a matemática como uma ferramenta de apoio nas diferentes disciplinas do curso. No fim do semestre letivo os estudantes devem, em cada uma das vertentes seguintes, ser capazes de: Conhecimento – Descrever os principais resultados na área de formação de base da análise matemática, nomeadamente no domínio do cálculo diferencial e integral e das séries numéricas, e identificar as técnicas a usar na resolução de problemas; Compreensão – Construir uma atitude e um pensamento adequados à resolução de problemas de Engenharia; Aplicação – Desenvolver uma base sólida de formação para disciplinas posteriores, que permita a correta utilização das técnicas e a formulação rigorosa dos problemas.

Programa

1. Funções reais de variável real (r.v.r.) – Revisão – Definição e generalidades; Classes de funções; Composição de funções; Inversa de uma função; Funções elementares (lineares quadráticas, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas). Limites e continuidade.

2. Cálculo Diferencial em IR – Revisão – Definição de derivada de uma função r.v.r., propriedades e regras de derivação.

3. Primitivas de funções reais de variável real – Definição e propriedades; Primitivas imediatas; Primitivas por decomposição.

4. Cálculo Integral IR – 4.1 Integral definido – Definições e propriedades; Aplicações do integral definido ao cálculo de áreas planas, volumes de sólidos de revolução e comprimentos de arcos de curvas planas. 4.2 Integrais impróprios – Integrais em intervalos não limitados e integrais de funções não limitadas.  

5. Técnicas de primitivação – Primitivas por substituição; Primitivas por partes; Primitivas de funções trigonométricas; Primitiva de funções racionais. 

6. Séries – Definição de série numérica e de convergência; Condição necessária de convergência; Séries especiais; Critérios de Convergência. Séries de potências e série de Taylor.

Docente(s) responsável(eis)

Patricia Sofia Simões Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua/periódica – A avaliação consiste na realização de dois testes e trabalhos. O estudante não pode utilizar telemóvel, máquina calcular ou qualquer outro elemento de consulta que não seja devidamente autorizado pelo docente da unidade curricular.

Componentes da avaliação contínua/periódica:

  • Teste 1 - A matéria incide sobre os capítulos 1, 2, 3 e 4, com cotação total de 9 valores (mínimo de 2,0).
  • Teste 2 - A matéria incide sobre os capítulos 4 , 5 e 6, com cotação total de 9 valores (mínimo de 2,0).
  • Trabalhos - Individuais ou em grupo durante as aulas práticas, com cotação de 2 valores.      

A nota final da avaliação contínua/periódica corresponde à soma das classificações das componentes de avaliação, exceto quando o estudante não atingir a classificação mínima em algum dos testes, situação em que a nota final será NRC (Não Reúne Condições).

Na época normal o estudante poderá realizar o exame completo para 20 valores (sem mínimo), ou continuar a avaliação contínua/periódica e realizar um dos testes, sendo aplicados os mínimos mencionados anteriormente.

Na época de recurso o estudante terá de realizar o exame completo para 20 valores.


Observações:

1. Um estudante obtém aprovação à unidade curricular, se obtiver os mínimos exigidos e a nota final for igual ou superior a 10 valores.

2. Um estudante que obtenha uma nota superior a 17 valores poderá ser chamado a defender a nota; neste caso a nota mínima é 17.

3. Na época de recurso, o estudante que obtiver uma nota final de 9,0 valores poderá ser chamado a realizar uma oral.

4. Os Métodos de Avaliação poderão sofrer alterações, se existirem condições extraordinárias que assim o justifiquem. 


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Santos, J. P. (2016). Cálculo numa variável real. Lisboa: IST Press. (Disponível na biblioteca do ISEC: 3-2-90)

    Larson, R. E., Hostetler, R. P., & Edwards, B. H. (1998). Cálculo com geometria analítica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. (Disponível na biblioteca do ISEC: 3-2-244/5/8/9)