Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática: cálculo de áreas e volumes; Desenho: interpretação de peças desenhadas de projectos.Informática: manuseamento de software do tipo folha de cálculo e desenho.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com um resumo da evolução recente, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias actuais optando-se pelo método expositivo e inquisitivo. Na 3ª fase mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos através da apresentação de exemplos resolvidos, relatos de situações reais e resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa. As Tutoriais são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da resolução dos trabalhos. Avaliação: tem duas componentes de igual valor. A 1ª, de natureza contínua, inclui a elaboração de trabalhos práticos. A 2ª é constituída por um exame. A nota final resulta da soma das duas parcelas, sendo que, nenhuma poderá ter uma classificação inferior a 30% do respectivo total.
No presente ano lectivo pretende-se consolidar a introdução num conjunto de u.c.’s do grupo disciplinar de Construções a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projectos -ou Project Based Learning no original (PBL)-, que consiste na realização de trabalhos práticos no âmbito do projecto de uma moradia unifamiliar, com base num projecto real que inclui componentes desenvolvidas em várias u.c.’s, nomeadamente, Desenho e Sistemas Construtivos, Construções Civis e Gestão de Operações.
Assim, os alunos começam por trabalhar na fase de concepção da edificação, desenvolvendo soluções construtivas e pormenorizando-as de acordo com as regras da arte de bem construir e verificando o respeito pela legislação em vigor, elaborando projectos de especialidades, nomeadamente, o de desempenho energético, o de comportamento acústico e de redes prediais de abastecimento e drenagem de águas. De seguida elaboraram o mapa de quantidades de trabalhos necessários à concretização do projecto, e procedem ao cálculo de uma estimativa de custo, elaboraram o planeamento de todos os trabalhos quantificados e orçamentados, e finalmente simulam a construção através da elaboração de autos mensais de medição.
Tal como referido, o fio condutor de todo este processo é o facto de se tratar do mesmo edifício, e portanto, do mesmo projecto, o que permite aos alunos uma aplicação concreta e consistente dos conhecimentos transmitidos numa situação real.
Resultados de Aprendizagem
Obj.: foca os temas mais importantes para profissionais de empresas de construção e pretende desenvolver nos alunos, a capacidade de produzir propostas de preço para concursos de obras públicas e particulares, o conhecimento dos requisitos a cumprir para o ingresso e permanência na actividade de construção e o cálculo de autos de revisão de preços.
Comp. Genéricas: análise e compreensão do problema, selecção da metodologia de resolução e consequente aplicação; avaliação crítica dos resultados, procura de soluções alternativas e apresentação de resultados de acordo com critérios predefinidos.
Comp. Específicas: Adquirir conhecimentos, capacidade de compreensão e execução de medições e orçamentação de projectos de construção civil, bem como ao nível do cálculo da revisão de preços. Desenvolvimento das competências necessárias à preparação de propostas para empreitadas de obras públicas e à compreensão dos requisitos necessários ao ingresso e permanência na actividade de construção.
Programa
INTRODUÇÃO – Conceitos Gerais e intervenientes.
MEDIÇÕES NA CONSTRUÇÃO – Introdução, justificação e objectivos; Princípios e unidades base. Critérios e Regras de Medição na Construção Regras gerais e específicas; Ferramentas auxiliares e métodos expeditos.
ORÇAMENTAÇÃO – Orçamentação de uma empreitada Estudos preliminares Composição de custos: custos de mão-de-obra e encargos incidentes; custos de materiais; custos de equipamentos e cálculo de custos horários; Custos directos, de estaleiro, indirectos e lucros/imprevistos; Elaboração da proposta de preço e da lista de preços unitários. Informação sobre custos, fichas de rendimento e elaboração de bancos de dados.
CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS (DL18/2008) – Disposições Gerais; Tipos de Procedimentos; Execução da Empreitada; Sub-Empreitadas e Disposições Finais.
ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO – Regras para o ingresso e permanência na actividade de construção.
REVISÃO DE PREÇOS – Enquadramento e Conceitos Gerais; Cálculo de Autos de RP
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Miguel Curto MalaquiasEstágio(s)
NAO
Bibliografia
“Curso sobre Regras da Medição na Construção”, M. Santos Fonseca, 2010, LNEC.
Informação sobre Custos, Fichas de Rendimento, LNEC.
“Organização e Gestão de Obras”, A. Correia dos Reis, 2007, Edições Técnicas ETL, Lda, Lisboa. “Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia”, João Coutinho-Rodrigues, Ediliber, Coimbra
Legislação específica em vigor
Excertos bibliográficos pontuais disponibilizados aos alunos no decorrer das aulas Textos de apoio elaborados pelo docente.