Sistemas de Apoio à Decisão

Conhecimentos de Base Recomendados

Conceitos base de programação linear

Métodos de Ensino

São possibilitados 4 modos de avaliação aos alunos:

1)      Avaliação Final:

 a) – Exame final (20 valores), abrangendo toda a matéria leccionada

2)      Avaliação Contínua/Periódica:

 b) – 2 Testes [1º teste (T1) = 10 valores + 2º teste (T2) = 10 valores]

 Ou

 c) – 2 Testes [1º teste (T1) = 7 valores + 2º teste (T2) = 7 valores] + Trabalho (6 valores)

 Ou

 d) – Exame final (14 valores), abrangendo toda a matéria leccionada + Trabalho (6 valores)

1

É garantida a melhor nota entre:

  • Exame final ou
  • (T1 +T2) ou
  • (T1 +T2 + Trabalho) ou
  • (Exame final + Trabalho)

2

  • O 1º teste de avaliação será realizado durante as aulas (previsto para meados de novembro)
  • A data do 2º teste de avaliação (o último) coincide com a data definida para a última aula da UC.
  • A matéria abrangida por cada teste, será anunciada aos alunos com a devida antecedência durante as aulas.
  • É necessária a classificação mínima de 30% em cada teste (T1 e T2).

3

  • Alunos com notas finais das avaliações superiores ou iguais a 16.5 valores à UC (quer obtida por avaliação periódica, quer por avaliação final) poderão sujeitar-se a uma prova de validação de nota obrigatória em horário a agendar.
  • A prova de validação de nota será realizada de forma oral e incidirá sobre toda a matéria lecionada na UC.
  • Os alunos devem informar a docente se desejam submeter-se à prova até 3 dias após divulgação da nota
  • final, e a prova ocorrerá até 5 dias após divulgação da nota final.
  • Caso o aluno não manifeste que pretende realizar a prova oral, ser-lhe-á atribuída a classificação máxima de 16 valores.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

Pretende-se com esta Unidade Curricular dotar os alunos com os conceitos mínimos necessários a um especialista que possa servir de interface entre um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) e o “staff” de uma empresa e que, por outro lado, possa programar os componentes do sub-sistema de modelos do próprio SAD.

Tendo como base os conceitos de Investigação Operacional já adquiridos no 1º ciclo, nesta unidade curricular vão estudar-se outros tipos de modelos mais complexos e mais próximos da realidade como, por exemplo, problemas com objetivos múltiplos, de programação dinâmica, etc., de modo a possibilitar ao alunos ampliarem os seus conhecimentos nas áreas de otimização e apoio à tomada de decisão.

Os conhecimentos apreendidos poderão ser aplicados na resolução de algoritmos/problemas similares, num contexto real.

Competências a Desenvolver:

Depois de frequentarem esta unidade curricular, os alunos devem

  1. Compreender a importância dos sistemas de apoio à decisão, bem como os principais conceitos relacionados com estes.
  2. Identificar diferentes tipos de problemas de decisão e diferentes tipos de metodologias de otimização.
  3. Identificar o algoritmo mais adequado que pode ser usado para resolver um problema de decisão simples.
  4. Resolver problemas práticos simples usando os algoritmos de otimização apropriados e interpretar a(s) solução(ões) obtida(s).
  5. Incentivar o trabalho autônomo de estudo e pesquisa.

Programa

  • Programação linear com um só objetivo (recordar de alguns conceitos chave)
  • Problemas de decisão lineares com múltiplos objetivos
  • Problemas de decisão lineares de programação por metas (“Goal Programming”)
  • Programação dinâmica

Estágio(s)

NAO

Bibliografia