Conhecimentos de Base Recomendados
Conceitos base de programação linear
Métodos de Ensino
São possibilitados 4 modos de avaliação aos alunos:
1) Avaliação Final:
a) – Exame final (20 valores), abrangendo toda a matéria leccionada
2) Avaliação Contínua/Periódica:
b) – 2 Testes [1º teste (T1) = 10 valores + 2º teste (T2) = 10 valores]
Ou
c) – 2 Testes [1º teste (T1) = 7 valores + 2º teste (T2) = 7 valores] + Trabalho (6 valores)
Ou
d) – Exame final (14 valores), abrangendo toda a matéria leccionada + Trabalho (6 valores)
1
É garantida a melhor nota entre:
- Exame final ou
- (T1 +T2) ou
- (T1 +T2 + Trabalho) ou
- (Exame final + Trabalho)
2
- O 1º teste de avaliação será realizado durante as aulas (previsto para meados de novembro)
- A data do 2º teste de avaliação (o último) coincide com a data definida para a última aula da UC.
- A matéria abrangida por cada teste, será anunciada aos alunos com a devida antecedência durante as aulas.
- É necessária a classificação mínima de 30% em cada teste (T1 e T2).
3
- Alunos com notas finais das avaliações superiores ou iguais a 16.5 valores à UC (quer obtida por avaliação periódica, quer por avaliação final) poderão sujeitar-se a uma prova de validação de nota obrigatória em horário a agendar.
- A prova de validação de nota será realizada de forma oral e incidirá sobre toda a matéria lecionada na UC.
- Os alunos devem informar a docente se desejam submeter-se à prova até 3 dias após divulgação da nota
- final, e a prova ocorrerá até 5 dias após divulgação da nota final.
- Caso o aluno não manifeste que pretende realizar a prova oral, ser-lhe-á atribuída a classificação máxima de 16 valores.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Pretende-se com esta Unidade Curricular dotar os alunos com os conceitos mínimos necessários a um especialista que possa servir de interface entre um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) e o “staff” de uma empresa e que, por outro lado, possa programar os componentes do sub-sistema de modelos do próprio SAD.
Tendo como base os conceitos de Investigação Operacional já adquiridos no 1º ciclo, nesta unidade curricular vão estudar-se outros tipos de modelos mais complexos e mais próximos da realidade como, por exemplo, problemas com objetivos múltiplos, de programação dinâmica, etc., de modo a possibilitar ao alunos ampliarem os seus conhecimentos nas áreas de otimização e apoio à tomada de decisão.
Os conhecimentos apreendidos poderão ser aplicados na resolução de algoritmos/problemas similares, num contexto real.
Competências a Desenvolver:
Depois de frequentarem esta unidade curricular, os alunos devem
- Compreender a importância dos sistemas de apoio à decisão, bem como os principais conceitos relacionados com estes.
- Identificar diferentes tipos de problemas de decisão e diferentes tipos de metodologias de otimização.
- Identificar o algoritmo mais adequado que pode ser usado para resolver um problema de decisão simples.
- Resolver problemas práticos simples usando os algoritmos de otimização apropriados e interpretar a(s) solução(ões) obtida(s).
- Incentivar o trabalho autônomo de estudo e pesquisa.
Programa
- Programação linear com um só objetivo (recordar de alguns conceitos chave)
- Problemas de decisão lineares com múltiplos objetivos
- Problemas de decisão lineares de programação por metas (“Goal Programming”)
- Programação dinâmica
Estágio(s)
NAO