Comportamento Térmico e Acústico de Edifícios

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição das matérias com o apoio de diferentes sistemas de informação, como forma de cativar o interesse dos alunos e de lhes conferir uma participação mais ativa nas aulas. Os alunos terão ainda ao seu dispor documentos diversos e catálogos de equipamentos e materiais.

Os alunos serão também instados a aprofundarem o estudo destes assuntos, recorrendo à bibliografia recomendada, a outros livros ou documentos e à Internet.

Disponibilidade dos docentes para esclarecimento de dúvidas aos alunos no horário de gabinete. Fora deste horário, privilegiar-se-á o contacto via mensagem electrónica (e-mail) e através da plataforma “InforDocente”.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina pretende-se dar a conhecer as noções fundamentais de conforto térmico, os aspetos mais correntes da construção de edifícios e a influência destes no conforto térmico e acústico dos seus ocupantes.

Procura-se, em simultâneo, desenvolver nos alunos as competências e as capacidades necessárias para executarem o projeto térmico e acústico de edifícios, bem como contribuir para o desenvolvimento da capacidade de realizarem auditorias energéticas a edifícios.

Programa

1. Conforto Térmico
Definição. Termoregulação. Parâmetros condicionantes. Balanço térmico do corpo humano. Equação do conforto térmico. Índices PMV (voto Médio Previsto) e PPD (Percentagem Prevista de Insatisfeitos). Desconforto térmico local. Ambientes térmicos quentes e frios (alterações fisiológicas devido à exposição ao calor e ao frio, patologias devidas ao calor e ao frio, caracterização da exposição ao calor e ao frio, metodologias de avaliação da exposição ao calor e ao frio)

2. Comportamento Térmico dos Edifícios

2.1 Aspetos Construtivos dos Edifícios:
Estrutura de betão armado. Pavimentos térreos e pavimentos intermédios. Paredes. Coberturas. Vãos envidraçados e dispositivos de sombreamento. Principais tipos de acabamento das superfícies interiores e exteriores.

2.2 Determinação da Inércia Térmica de um edifício. Determinação dos Coeficientes de Transmissão Térmica Superficial dos elementos da envolvente. Determinação dos fatores solares dos vãos envidraçados. Ventilação natural e/ou mecânica necessária para o conforto dos utentes e para a conservação do edifício. Determinação das necessidades nominais anuais de energia para aquecimento, para arrefecimento e para preparação de água quente sanitária. Verificação da conformidade de um edifício face ao REH. Determinação das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento de um edifício.

3. Acústica de Edifícios

Noções gerais. Isolamento a sons aéreos. Isolamento a sons de percussão. Qualidade acústica de espaços. Soluções construtivas e exercícios de aplicação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luisa Ingrês Pais Vaz

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • PARSONS, K. (2003). Human Thermal Environments: The effects of hot, moderate and cold environments on human health, comfort and performance. (Second Edition). Taylor and Francis, London.
  • OLIVEIRA, A. VIRGÍLIO. (2023). Diapositivos de apoio às aulas teóricas de Comportamento Térmico e Acústico de Edifícios, Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (DEM-ISEC).
  • SILVA, HÉLDER. (2013). Ambiente Térmico e Ventilação, Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-725-7
  • PATRICÍO, JORGE. (2008). Acústica nos Edifícios. Verlag Dashöfer. ISBN: 978-972-8906-55-9
  • EVEREST, F. ALTON. (2001). Master Handbook of Acoustics. McGraw-Hill. ISBN: 0-07-136097-2
  • VAZ, M. LUÍSA. (2023). Comportamento Térmico dos Edifícios, apontamentos de apoio às aulas teóricas de Comportamento Térmico e Acústico de Edifícios, Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (DEM-ISEC).
  • Legislação: Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, em https://www.sce.pt/legislacao/
  • Measuring Sound, em www.bksv.com
  • Measurement Microphones, em www.bksv.com