Gestão Comercial e de Marketing

ESTGOH - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital
Regime de Estudo: 
Diurno
Código DGES: 
T071
Data de Registo na DGES: 
19 Junho 2015

APRESENTAÇÃO
O técnico superior profissional de Gestão Comercial e de Marketing é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, dominando as técnicas adequadas e as melhores práticas, planifica, organiza, coordena e controla as diferentes atividades comerciais e de marketing de uma organização.
 
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Formar profissionais que planifiquem, organizem, coordenem e controlem as diferentes atividades comerciais e de marketing de uma organização. Proporcionar conhecimentos em gestão de equipas comerciais, técnicas de negociação, comportamento do consumidor, marketing, organização e gestão de empresas, direito comercial, comércio internacional, gestão de espaços comerciais, comércio eletrónico, gestão de operações e da cadeia de abastecimento e finanças empresariais.
 
NOTA
Os diplomados no CTeSP em Gestão Comercial e de Marketing podem ingressar na seguintes Licenciaturas da ESTGOH através de candidatura pelos Concursos Especiais:
• Licenciatura em Contabilidade e Administração.
 
OBJETIVOS
• Elaborar pesquisas de marketing relativas à envolvente contextual, mercados, setores de atividade e concorrência, recorrendo a diversas fontes de informação;
• Elaborar planos para os ciclos de interação com o cliente, estabelecendo procedimentos para a sua captação, retenção e fidelização;
• Elaborar a estratégia de comércio eletrónico e de marketing digital da organização;
• Elaborar planos de internacionalização das atividades comerciais de toda a organização;
• Gerir a estratégia de desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda;
• Gestão dos serviços de pós-venda, assegurando a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
• Gestão das atividades de marketing estratégico e operacional;
• Gerir operações e atividades logísticas da cadeia de abastecimento;
• Gestão das atividades comerciais da empresa em contexto internacional;
• Coordenar a prospeção de mercado da organização, recorrendo a diferentes técnicas e fontes de informação.

Plano do Curso

Ano Curricular: 1

Ano Curricular: 1
Unidade Curricular Código Nº ECTS Período
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing 500161 6.00 S
Direito Comercial e do Consumo 500164 6.00 S
Gestão de Equipas Comerciais 500159 6.00 S
Inglês Técnico 500134 6.00 S
Métodos Quantitativos 500116 6.00 S
Princípios de Economia 500135 6.00 S
Princípios de Gestão 500163 6.00 S
Princípios de Marketing 500162 6.00 S
Técnicas de Venda e Negociação Comercial 500160 6.00 S
Tecnologias e Sistemas de Informação de Apoio à Gestão 500158 6.00 S

Ano Curricular: 2

Ano Curricular: 2
Unidade Curricular Código Nº ECTS Período
Comércio Internacional 500165 6.00 S
E-Marketing e Comércio Eletrónico 500167 6.00 S
Estágio 500115 30.00 S
Gestão de Espaços Comerciais 500166 6.00 S
Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento 500168 6.00 S
Noções de Finanças Empresariais 500169 6.00 S