Projetos e Bolsas no IPC

O i2A é detentor de larga experiência de coordenação e participação em Projetos de Investigação, Desenvolvimento e inovação (I&D+i) de diferentes programas e mecanismos de financiamento nacionais e internacionais.

Esta experiência tem favorecido a investigação científica no IPC, criando conhecimento e simultaneamente permitindo mostrar quais as áreas de I&D+i em que atua, fazendo assim a sua projeção quer em Portugal quer noutros países.

Destacam-se a nível internacional os Programas Horizonte 2020, LIFE e INTERREG POCTEP Portugal – Espanha e a nível nacional, no âmbito do Portugal 2020, o Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), o Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), e o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). O financiamento direto através da FCT é uma realidade para alguns projetos, assim como ao nível das Unidades de I&D sediadas na instituição.

O i2A procede ainda com regularidade à disseminação das mais diversas oportunidades de financiamento ao nível da I&D+i e promove a formação e capacitação dos investigadores do IPC para a apresentação de projetos.

Garantindo um forte alinhamento com as Estratégias Nacionais e Europeias para a I&D+i, o IPC enquanto instituição politécnica cumpre com elevado empenho, rigor e profissionalismo a sua missão principal no que diz respeito à sua atividade de I&D+i.

O Instituto Politécnico de Coimbra reconhecendo a relevância do princípio da igualdade de género, enquanto princípio de cidadania e de justiça social, e com o objetivo de alcançar uma efetiva igualdade de tratamento, de oportunidades e de participação, promovendo assim a não discriminação em função do género aprovou a CARTA DE PRINCÍPIOS PARA A IGUALDADE DE GÉNERO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA.