A urgência de fomentar boas práticas
Estamos numa situação de emergência climática. É urgente fomentar boas práticas em prol de um desenvolvimento mais sustentável e, naturalmente, de uma consequente melhoria da qualidade de vida da população.
Nesse sentido, o Politécnico de Coimbra criou o projeto “+Sustentável” que surge com o objetivo de incentivar a alteração de comportamentos, prevendo uma atuação ao nível da redução de consumos e de resíduos, assim como da promoção de uma economia circular, da mobilidade elétrica e da formação à comunidade escolar. É desenvolvido pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental (sSOA) da Instituição e abrange todos os edifícios do Politécnico de Coimbra, desde os Serviços Centrais às diversas Unidades Orgânicas de Ensino (UOE), Serviços de Ação Social e Unidade Orgânica de Investigação, abrangendo todas as atividades e trabalhadores inerentes.
Pretende-se, com a implementação deste projeto:
– Promover boas práticas de sustentabilidade ambiental;
– Ter uma ferramenta de sustentabilidade complementar à gestão;
– Promover a utilização racional e eficiente dos recursos naturais;
– Melhorar o desempenho ambiental da Instituição;
– Prevenir/atenuar os efeitos dos impactes ambientais adversos sobre o IPC;
– Envolver toda a comunidade do Politécnico de Coimbra na responsabilidade de melhorar, de forma contínua, o seu desempenho ambiental, bem como na disseminação de boas práticas para além do espaço IPC, proporcionando, para isso, informação e formação adequadas;
– Promover a participação dos mais jovens na tomada de decisões, através da implementação do Programa Eco-Escolas em todas as UOE da Instituição;
– Promover uma cultura ambiental que privilegie a prevenção de eventos com impacto negativo sobre o planeta e a vida humana e que promova a proteção e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.