Mobilidade

Mobilidade Sustentável

As necessidades de mobilidade cresceram muito. A mobilidade continua a ser um requisito fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e é, também, um fator de progresso e desenvolvimento económico.

Esta era ficou marcada pela utilização do transporte individual motorizado e pelo não uso do transporte coletivo. As consequências atmosféricas têm sido graves. Em termos de poluição, o setor dos transportes é o que apresenta maior índice de crescimento ao nível das emissões de dióxido de carbono e do consumo de combustíveis fósseis, mas, para além disso, são notórios efeitos ao nível do ruído e do agravamento das condições de sustentabilidade energética.

Nesse sentido, se nos pudermos deslocar de uma forma sustentável, tanto melhor, e, por isso, o Politécnico de Coimbra tem vindo a desenvolver uma série de medidas promotoras de mobilidade sustentável:

–  Disponibilização de sete postos de carregamento de veículos elétricos, um em cada Unidade Orgânica de Ensino e outro nos Serviços Centrais, que entraram em funcionamento em agosto de 2019 e fazem parte da rede MOBI.E, numa ação financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente;

–  Ações de sensibilização/informação/formação, através de parceria estabelecida com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito da Campanha “Por um país com bom ar”, incentivando à deslocação das pessoas através de modos suaves (a pé ou de bicicleta) ou de transportes mais amigos do ambiente: transportes públicos e veículos de baixas emissões.

 

Impacte Ambiental das medidas implementadas

–  Redução do consumo de combustíveis fósseis;

–  Redução das emissões de gases com efeito de estufa e outros poluentes;

 Melhoria da qualidade do ar.