Politécnico de Coimbra acolhe Cimeira e Conferência Internacional da UNIgreen

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) acolherá a Cimeira e Conferência Internacional da UNIgreen 2026, que terá lugar em Coimbra (Portugal) nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro. O evento reunirá representantes das universidades parceiras da UNIgreen, bem como membros da comunidade académica, entidades parceiras e sociedade civil.

A Conferência Internacional terá lugar no dia 4 de fevereiro, a partir das 14h30. O tema desta edição, “Building Partnerships between Academia, Industry and Community for the Green Transition: the Role of UNIgreen” (“Construir Parcerias entre o Mundo Académico, a Indústria e a Comunidade para a Transição Verde: O Papel da UNIgreen”), destaca o compromisso da aliança em reforçar a colaboração entre universidades, setores empresariais e comunidades locais. No contexto dos desafios ambientais urgentes, tais parcerias são essenciais para promover a inovação, acelerar soluções sustentáveis e garantir que a investigação académica tenha um impacto significativo na sociedade.

A sessão de abertura da conferência contará com intervenções da presidente do Politécnico de Coimbra, Cândida Malça, do coordenador geral da UNIgreen, Tomás Lourenzana e da diretora nacional da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) Ana Cristina Perdigão. Seguir-se-á a palestra intitulada “Some Experiences on Building Partnerships between Academia, Industry and Community for the Energy Transition” (“Algumas experiências na construção de parcerias entre o meio académico, a indústria e a comunidade para a transição energética”), pelo orador convidado Carlos Henggeler Antunes, docente da Universidade de Coimbra e diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra). O evento incluirá também uma mesa redonda intitulada “Green Transition Projects Within Academia-Industry-Community Partnerships” (“Projetos de transição ecológica no âmbito de parcerias entre o meio académico, a indústria e a comunidade”) com a participação de José Gaspar, CTO do CoLAB FORESTWISE, Chiara Pellegrini, do projeto ECLECTIC Project, Ângela Fernandes, do projeto Coimbra LLM – SHIFT COIMBRA e Daniel Aragão, presidente da Comissão Executiva do FAIRe Portugal, numa conversa moderada por Joana Loureiro, chefe de divisão das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Coimbra. A Conferência decorrerá em inglês e poderá ser acompanhada via streaming através das redes sociais do IPC.

 

IPC reforça compromisso com inovação, sustentabilidade e internacionalização

A Cimeira decorrerá ao longo de três dias (de 4 a 6 de fevereiro) e incluirá reuniões dos órgãos da UNIgreen (Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Científico, Conselho Pedagógico, Painel de Gestão e Conselho de Estudantes) e de diversos grupos de trabalho para acompanhar o trabalho realizado, juntando cerca de uma centena de participantes.

Ainda no âmbito deste encontro, no dia 3, terá lugar a iniciativa “Unigreen Training Workshop for Mobility Officers” (Workshop de formação UNIgreen para técnicos da área da Mobilidade), que reunirá presencialmente técnicos dos Gabinetes de Relações Internacionais e de Gestão de Projetos Internacionais das instituições que integram a Aliança UNIgreen. A formação constitui uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento profissional contínuo dos participantes, contribuindo para o reforço de competências técnicas e estratégicas e para uma atuação mais eficaz e alinhada com as prioridades europeias no ensino superior.

Para Cândida Malça, presidente do IPC, a Cimeira e a Conferência Internacional da UNIgreen “constituem um momento particularmente relevante para o intercâmbio de experiências e boas práticas na área da sustentabilidade, representando um novo passo no percurso da Aliança e na concretização dos seus objetivos estratégicos”. Segundo a responsável, a realização deste evento no Politécnico de Coimbra “reforça o nosso papel enquanto instituição comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a cooperação internacional, com impacto direto não apenas na comunidade académica, mas também na região”.

Pretende-se que este encontro contribua para o fortalecimento da rede de contactos entre as instituições parceiras e para a consolidação de uma comunidade europeia coesa, colaborativa e orientada para os desafios do futuro. “As Alianças Europeias têm sido determinantes para o aumento e diversificação das mobilidades e para o reforço do sentimento de pertença a um espaço europeu comum, envolvendo estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico e administrativo”, reforça Cândida Malça.

 

 

Programa completo e outras informações no website oficial do evento: https://unigreensummit2026.ipc.pt/Conference.

Para inscrição na Conferência: https://forms.ipc.pt/index.php/563316?newtest=Y&lang=