Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa

Objetivos do Curso

A licenciatura em Língua Gestual Portuguesa visa formar Intérpretes de língua gestual portuguesa/ língua portuguesa e prepara os estudantes para acederem ao Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa que habilita para a docência. Este curso dá, assim, resposta à Lei 89/99 de 5 de julho e ao Dec. Lei 54/2018, de 6 de julho. Pretende-se a formação de profissionais com competências para intervir em diversos contextos. No ramo interpretação, o objetivo é formar intérpretes em contexto educacional, intérpretes de conferência e intérpretes nos media. A articulação com serviços internos como a ESEC TV e instituições externas, como associações de surdos e escolas de referência possibilitam uma formação científica e prática eficaz. Os estudantes podem ainda optar por unidades curriculares pensadas para a criação de materiais bilingues, a reflexão sobre História da LGP e a educação inclusiva que visam uma preparação cuidada para o acesso ao Mestrado em Ensino de LGP, condição essencial para formar futuros docentes de LGP, de acordo com o dec. Lei 16/2018 de 7 de março. Neste caso, os estudantes desenvolverão um trabalho de projeto em estreita articulação com os contextos de ensino da LGP para que possam previamente conhecer a realidade da futura profissão.

Condições de Acesso e Ingresso

PROVAS DE INGRESSO:
[11 – História] ou [12 – Hist. da Cultura e Artes] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Intérprete de LGP em contexto educativo, media, saúde e outros onde se justifique a acessibilidade da pessoa surda a bens e serviços.
Acesso a Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa (nos termos do dec. Lei nº16/2018 de 7 de março que criou o código de recrutamento 360 para Docente de LGP).

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Gestual Portuguesa/Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1 – Consolidar conhecimentos teórico-práticos relativos ao funcionamento e ao uso da língua portuguesa.
2 – Distinguir caraterísticas e marcas da comunicação escrita.
3 – Dominar técnicas e estratégias de expressão escrita.
4 – Identificar, analisar e corrigir erros e dificuldades na escrita.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum