Mestrado em Desenvolvimento Sustentável

Objetivos do Curso

A sustentabilidade é uma preocupação crescente para a sociedade atual. Com o objetivo de implantar soluções sustentáveis, o Mestrado em Desenvolvimento Sustentável (MSD) apresenta uma abordagem flexível capaz de desenvolver competências numa ampla gama de setores através da implementação de estratégias transversais integradas.
O MSD reúne ferramentas de vanguarda e de base técnica para desenvolver soluções inovadoras, inclusivas e integradas em diversas escalas de intervenção e dimensões setoriais para promover a sustentabilidade. O MSD concentrar-se-á nas dimensões educacional e comportamental, dado seu papel na conquista de uma sociedade mais sustentável.
O MSD desenvolverá as competências dos discentes necessárias para desempenhar um papel significativo no design e na implementação de estratégias e ações de desenvolvimento sustentável em vários setores estratégicos.

Condições de Acesso e Ingresso

1.Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área das Ciências Agrárias, Biológicas, Naturais ou outras;
2.Titulares de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas referidas no ponto 1, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
3.Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESAC como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
4.Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESAC como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Entidades públicas e privadas de diversos setores de atividade, incluindo do setor primário, de transformação e de serviços, como a educação. ; Progressão profissional continua.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português (PT)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os titulares do grau de mestre adquirirem competências para aplicar o conhecimento a novos problemas em contextos multidisciplinares, integrar conhecimento, desenvolver capacidades de comunicação e promover a aprendizagem autónoma ao longo da vida, de acordo com o DL74/2006 após a revisão do DL65/2018. Terão a capacidade de promover o desenvolvimento sustentável através de um caminho que conduza a uma sociedade de baixo carbono através do desenvolvimento de tecnologias ecológicas. Adquirem ainda capacidades para análise de problemas, desenho de estratégias e ações para mitigá-los, implementando-as com sucesso, procurar financiamento para implementar as soluções, além de capacidades avançadas de comunicação e educação. Espera-se assim que venham a desempenhar um papel relevante na matriz produtiva, unindo os atores chave relevantes.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Grau de doutoramento.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum