Mestrado em Educação e Lazer

Objetivos do Curso

1. Formar profissionais qualificados para o desempenho de funções na área da educação e lazer, com elevada capacidade de planeamento, enquadramento e avaliação de atividades, projetos e programas, utilizando diversas tecnologias nomeadamente, a arte e a cultura, as atividades físicas e desportivas, o turismo, entre outras, com a perspetiva de intervenção social nos diversos contextos de lazer;
2. Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de educação para e pelo lazer.
3. Fornecer ferramentas que garantam a realização de atividades de investigação passíveis de fundamentar a intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança em contextos de lazer;
4. Proporcionar condições para adquirir conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projetos de investigação projetos de intervenção e/ou projetos de investigação-ação;
5. Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo doutoramento.

Condições de Acesso e Ingresso

1 – Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação e Lazer:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas do ensino ou em áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas do ensino ou em áreas afins;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas acima referenciadas;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

– Coordenador/ Técnico Superior em Educação e Lazer em diferentes contextos institucionais (Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer, Escolas do Ensino Básico e Secundário e respetivas comunidades, IPSS’s, Associações de Desenvolvimento Local, Autarquias, Empresas, entre outras);
Consultor/ Organizador e Gestor de Projetos no âmbito da Educação e Lazer nos diferentes contextos institucionais descritos;
– Diretor/ Coordenador de Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer;
– Investigador e formador em Educação e Lazer.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Compreender o conceito de lazer na sociedade atual, a sua emergência, os seus contextos de desenvolvimento, numa perspetiva sociológica e educacional, habilitando os estudantes para conceber projetos, programas e atividades adequados aos diversos tipos de destinatários, nos diferentes contextos de lazer (formal, não formal e informal), numa perspetiva de educação pelo/para o lazer;
2. Entender a complexidade e âmbito de intervenção da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem numa perspetiva de educação ao longo da vida, de modo a organizar atividades, projetos e programas de lazer em que a componente de conhecimento permita o enriquecimento dos grupos envolvidos;
3. Construir um quadro de representações sociais distanciado do contexto escolar que permita conceber, implementar e avaliar atividades de educação não-formal com intencionalidade(s) educativa(s) específica(s) utilizando diversos recursos (atividades físicas desportivas, expressões artísticas e outras atividades culturais, turismo, etc.);
4. Conceber projetos, programas e atividades em ambientes escolares e/ou comunitários que promovam a igualdade de oportunidades, o interesse pelas aprendizagens e a integração escolar e profissional, de crianças e jovens, desenvolvendo os seus contextos de lazer;
5. Desenvolver investigação científica fundamentadora da concepção (estratégias e instrumentos de diagnóstico), implementação (estratégias e instrumentos de investigação-ação) e avaliação (estratégias e instrumentos de monitorização) de projetos e programas educativos nos diferentes contextos de lazer.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação e Lazer dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso