Provedor do estudante

A Provedoria do Estudante do IPC é um órgão independente, eleito pelas Associações de Estudantes, que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes. Para além de apreciar queixas dos estudantes sobre matérias pedagógicas e administrativas, zela também por outros aspetos da vida académica e da ação social, tendo em vista o seu sucesso escolar.

É na sua Unidade Orgânica Ensino (UOE) que o estudante encontra os meios mais recomendados e imediatos para resolver a generalidade das situações problemáticas: os docentes, os responsáveis de cursos, responsáveis de órgão de gestão da UO, associações de estudantes e outros. No entanto, em situações em que não for possível encontrar solução e em casos de mediação delicada o estudante deve contactar a Provedoria.

O envolvimento dos estudantes na comunidade IPC é um fator preponderante para o desenvolvimento de capacidades e competências dos próprios e crucial para o crescimento da instituição, tendo a Provedoria do Estudante o papel fundamental de colaborar com os estudantes e com as suas estruturas representativas.

 

Provedor do Estudante

Professora Doutora Joana Santos

Contactos

Serviço de Provedoria do Instituto Politécnico de Coimbra

R. da Misericórdia | Lagar dos Cortiços | S. Martinho do Bispo | 3045 – 093 Coimbra

Tel.: +351 239 802 350

E-mail: provedoria@ipc.pt

Horário de atendimento: por marcação prévia

 

Regulamento da Provedoria do Estudante

Apresentar queixa

Os estudantes podem apresentar queixas, de forma individual ou coletiva, relacionadas com questões pedagógicas, ou com ação ou omissão dos órgãos ou serviços das UOE e do IPC. Os estudantes podem ainda, apresentar sugestões para a melhoria. O Provedor e os envolvidos na análise do caso estão sujeitos a compromisso de confidencialidade.